Diversão e Arte

Cinebiografias de Joãosinho Trinta e de Yves Saint Laurent estreiam hoje

Os filmes têm em comum o fato de narrar a trajetória de dois personagens reais que venceram barreiras

postado em 13/11/2014 08:00

Matheus Nachtergaele vive o papel do carnavalesco desde a chegada ao Rio e até a consagração na Sapucaí
É inegável encontrar pontos de contato entre as duas biografias que chegam aos cinemas brasileiros esta semana. As vidas do carnavalesco Joãosinho Trinta e do estilista francês Yves Saint Laurent têm em comum o fato de narrar a trajetória de dois personagens reais que venceram barreiras culturais e múltiplos preconceitos até triunfar nas atividades artísticas que desempenharam.

O cineasta Paulo Machline gestou o projeto de Trinta desde 2002, quando leu um artigo sobre o carnavalesco maranhense. Começou a desvendar uma vida de realizações do artista ao montar o documentário A raça síntese de Joãosinho Trinta (2009). Machline, como boa parte dos brasileiros com mais de 30 anos, conhecia as imagens emblemáticas dos desfiles do carnaval do Rio de Janeiro comandados pelo artista. ;Aquela imagem do Trinta andando de braços abertos pela avenida faz parte do nosso imaginário;, destaca o diretor.

[SAIBAMAIS]Para montar o projeto, Machline recolheu uma série de depoimentos ao longo dos anos com pessoas próximas ao carnavalesco. E manteve encontos com Joãosinho para apresentar versões do roteiro . ;Tanto Joãosinho quanto o Pamplona (Fernando Pamplona, carnavalesco do Salgueiro) tiveram almas absolutamente generosas. Os dois são artistas populares e entenderam que eu também era um artista buscando contar uma história. Eles me deram total liberdade para tocar o projeto;, comenta o diretor.

Frases imortais de Joãosinho foram usadas no filme. A mais conhecida, ;O povo gosta de luxo. Quem gosta de miséria é intelectual;, é apresentada como um ponto-chave do filme. Outras palavras, menos nobres, de autoria do carnavalesco encontram também espaço, como a proferida no momento em que ele estoura com sua equipe e dispara uma série de palavrões dentro do barracão. Foi uma das mais aplaudidas durante pré-estreia do filme no Festival do Rio, no lendário Theatro Municipal.

Confira os trailers das estreias da semana:

Ventos de agosto

[VIDEO1]

Trinta

[VIDEO2]

Yves Saint Laurent


[VIDEO3]

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação