Diversão e Arte

Com estilo selvagem, "Lumbersexual" é a nova tendência entre os homens

Um dos primeiros a detectar a tendência foi Tom Puzak, no site GearJunkie.com, especializado em roupas de camping e aventuras

Agência France-Presse
postado em 21/11/2014 14:45
Paris - Ele trabalha para uma empresa de software, mas parece recém-saído da floresta: sua barba é espessa, usa botas e camisa quadriculada, como um lenhador. O homem "lumbersexual" está substituindo, com seu estilo selvagem, o metrossexual na paisagem urbana. Seu apelido vem de "lumber", lenha em inglês, e traduzido de forma literal quer dizer "lenhossexual".

Este lenhador urbano invadiu as ruas do Brooklyn até Berlim, calando a boca de quem proclamava que o "normcore" - jeito de vestir sem um estilo particular, mais básico - teria terminado com as tendências na moda masculina.

O estilo inclui barba espessa, botas e camisa quadriculada, como um lenhador

Um dos primeiros a detectar a tendência foi Tom Puzak, no site GearJunkie.com, especializado em roupas de camping e aventuras, ao proclamar que "o metrossexual é uma espécie em extinção e está sendo substituída por homem que preferem a vida ao ar livre - ou o simulacro dela - em vez dos hábitos de estética meticulosa".

Recém-chegado ao jogo de estilos e tendências, este "hipster desarrumado" parece que leva um machado em sua mochila de couro, pronto para partir ao meio um pedaço de madeira a qualquer momento. Mas na realidade tem um MacBookAir, ironiza Tom Puzak.

Geoffrey Bruyere, coautor do "Guia do homem com estilo, ainda que mal barbeado" publicado na França pela editora Pyramyd, observa que "acabou a era das silhuetas longilíneas quase femininas, agora se usam cortes mais amplos, materiais mais autênticos como flanela, couros vegetais, denim bruto".

Outros sinais diferenciais: calças dobradas para deixar as panturrilhas de fora no verão, no inverno usar parcas canadenses, botas Timberland e grossas camisas de flanela estampadas com tartan (tipo de xadrez) escocês. Combinar a barba com uma cabeleira penteada, ter um gosto cultural alternativo, amar comida caseira... sempre com despreocupação e naturalidade.

Heteros e códigos gays

O lumberssexual constrói sua imagem apelando para os códigos da estética homossexual, o que agrada os gays, e que haviam sido roubado há décadas dos autênticos lenhadores e trabalhadores rurais.

"A imagem do lenhador existe há muito tempo no pornô gay", disse em entrevista à AFP Sylvain Silvermann, que dirige a seção de cultura da revista homossexual francesa Têtu. "A cultura heterossexual digeriu completamente a cultura gay, reapropiando-se de seus códigos de vestir".



O fenômeno já aconteceu há uma década com os metrossexuais, como David Beckham, que adotaram dos gays o cuidado corporal, os cremes e as roupas de marca, sem deixar de preferir as mulheres.

O "lumberssexual" se inspira agora no "bear" -o gay urso, barbudo e forte - para reafirmar a virilidade e deixar bem claro que prefere acampar do que visitar as lojas de Tom Ford ou Dolce.

Os modelos, segundo a idade, podem ser Ryan Gosling ou Eric Cantona, mas os lumberssexuais se esforçam em ter a aparência de que não se importam muito com o que vêem.

Os atores americanos Joe Manganiello ("True Blood") e Vincent Gallo, o australiano Hugh Jackman ("Wolverine") e os britânicos Charlie Hunnam ("Pacific Rim") e Gerard Butler (o guerreiro espartano de "300"), são provavelmente, cada um à sua maneira, lumberssexuais.

Para muitos, a volta do homem viril não é uma novidade porque eles nunca saíram de cena. As mulheres, pelo que parece, os adoram, ainda que alguma vislumbrem que esse seria o retorno do macho alfa. A revista Cosmopolitan pergunta a suas leitoras "Está saindo com um lumberssexual? É hora de você saber".

"Sua barba é espessa e desalinhada, porque não se olha no espelho há meses. Sabe porquê? Porque não há espelhos na floresta. É possível que ao ler isso você descubra que está saindo com um lumberssexual. E quer saber? Você tem sorte", diz a revista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação