Diversão e Arte

Filme inacabado de Orson Welles poderá ser lançado no próximo ano

"The other Side of the Wind", cujo roteiro foi assinado por Orson Welles e Oja Kodar, foi filmado em três formatos de acordo com as cenas: 35, 16 e 8 mm

Agência France-Presse
postado em 25/11/2014 17:07
O último filme dirigido por Orson Welles, o inacabado "The other Side of the Wind", poderá ser lançado em 2015, por ocasião do centenário do diretor, após décadas de um imbróglio jurídico.

O filme, cultuado pelos cinéfilos, foi rodado entre 1970 e 1976 e acompanha uma festa de aniversário em Hollywood de um velho cineasta americano (interpretado por John Huston), que tem dificuldades para concluir seu último filme frente a nova geração de cineastas.

"The other Side of the Wind", cujo roteiro foi assinado por Orson Welles e Oja Kodar, a última companheira do diretor (morto em 1985), foi filmado em três formatos de acordo com as cenas: 35, 16 e 8 mm.

As bobinas originais, mil caixas no total, foram conservadas na França pela produtora Les Films de l;Astrophore, de acordo com informações publicadas pelo jornal Le Monde e a revista L;Express.

A nova proprietária, Françoise Widhoff, os vendeu em 2012 a um produtor alemão, Jens Koethner Kaul. O valor da transação? "Um strudel de maçã", segundo relatou Widhoff à AFP.

O alemão se juntou a dois outros produtores, o americano-polonês Filip Rymsza, diretor da Royal Road Entertainment, e o americano Frank Marshall, que produziu vários filmes de Spielberg.

De acordo com o produtor alemão, "o filme está praticamente montado. Falta-lhe um trabalho criativo de finalização. Nós já temos um diretor (Orson Welles). Agora, precisamos de um ;artista da edição;".



"Estamos discutindo com várias pessoas", acrescentou o produtor, que quer um talento tanto europeu quanto americano. Orson Welles, que deixou vários filmes inacabados, "deixou instruções para que Oja Kodar supervisionasse" o trabalho. De acordo com o Le Monde, o ator e diretor Peter Bogdanovich assegura que Orson Welles havia o instruído a terminar o filme.

Jens Koethner Kaul quer que todos se reúnam em Los Angeles em fevereiro ou março para discutir a conclusão deste trabalho, para que ele possa ser apresentado em maio, exatamente cem anos após o nascimento do diretor americano. E por que não em Cannes, diz ele. O orçamento do trabalho é estimado entre 4 e 5 milhões de dólares.

Segundo o produtor alemão, ";The other Side of the Wind; muda nossa perspectiva sobre Orson Welles". Ele inclui, por exemplo, cenas de sexo explícito, que vão ao encontro da imagem relativamente puritana do cineasta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação