Diversão e Arte

Em novo CD, Bob Dylan recria canções imortalizadas na voz de Frank Sinatra

O disco será lançado no começo do ano que vem

postado em 21/12/2014 08:10
O disco será lançado no começo do ano que vem
Frank Sinatra não era compositor. Este detalhe, contudo, não foi empecilho para que ele se tornasse um dos maiores artistas do século 20. Conhecido como ;a voz;, o cantor que vendeu 150 milhões de discos pelo mundo é uma das mais importantes referências da música norte-americana. Bob Dylan, por outro lado, é um dos principais artesãos da canção de todos os tempos. Criou uma linguagem própria, equilibrando-se entre o folk e o rock, e influenciou praticamente todos os que vieram depois dele.

Não seria surpresa se Sinatra, morto em 1998, anunciasse que gravaria um disco apenas com criações de Dylan ; autor, entre outras, de clássicos do quilate de Like a rolling stone e Blowin; in the wind. Mas a notícia veio ao contrário: é o compositor que prepara um álbum inteiramente com canções do repertório do intérprete. Shadows in the night será lançado em fevereiro do ano que vem, e já está disponível em pré-venda.

;Queria ter feito isso há tempos, mas não tive coragem suficiente;, declarou Dylan recentemente. Produzido por ele mesmo, sob o pseudônimo de Jack Frost, o artista garante que, apesar de várias das canções serem bem conhecidas do público, ele pretende tratá-las à sua maneira, sem cair nos clichês que geralmente ocorrem em regravações.

Dylan, 73 anos, já deu uma prévia do que vem por aí. Soltou a faixa Full moon and empty arms, de Buddy Kaye and Ted Mossman, cantada por Sinatra em 1945. A maioria das canções, registradas de forma acústica pelo artista e banda, são daquela década (veja lista). Até poucos dias, não se sabia que o disco seria integralmente dedicado à obra de Sinatra. ;Era possível ouvir tudo na voz dele: a morte, Deus, o universo, tudo;, disse Dylan.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação