Diversão e Arte

Madonna erra ao usar Bob Marley e Mandela para divulgar disco; entenda

Os usuários das redes sociais e a imprensa acusam a cantora de utilizar a imagem dos líderes negros para promover Rebel heart

postado em 03/01/2015 17:56
Imagens postadas por Madonna em sua conta do Instagram

Para divulgar o novo disco Rebel Heart, Madonna está fazendo de tudo um pouco nas redes sociais. Depois de quebrar um iPod (em protesto contra o vazamento de músicas), a Rainha do pop postou foto de três dos maiores ícones da luta negra do mundo: Nelson Mandela, Bob Marley e Martin Luther King enrolados em um fio - iguais a capa do novo álbum da cantora.


[SAIBAMAIS]As imagens logo repercutiram nas redes sociais. No entanto, nem todo mundo curtiu a ideia de Madonna. Digamos que a cantora errou um pouco a mão. Ao invocar Mandela, Marley e Luther King como ícones da promoção de seu novo disco, a popstar mostrou pouca sensibilidade. Atualmente, os EUA vivem um momento delicado, no qual a comunidade negra protesta contra a morte de um jovem negro desarmado pela polícia de Nova York - o que gerou uma imensa campanha chamada I can;t breath.

Nos próprios comentários das fotos, usuários criticam a escolha da cantora. "Madonna, eu nunca estive tão decepcionada. Eu realmente gostaria de saber porque você achou que fosse ok usar sérios líderes do movimento negro para promover uma simples música. Esses homens são muito mais do que isso", escreveu uma fã da cantora.


Além dos usuários das redes sociais, a imprensa norte-americana também criticou a cantora. Miles Raymer, da revista Entertainment Weekly, não poupou a Rainha do pop.


"É óbvio que Martin Luther King não fez o discurso "I have a dream" para que uma mulher branca e rica promovesse uma música 50 anos depois", afirmou Raymer. "O aspecto revolucionário da Madonna parece estar perdido assim como o brilho de seu trabalho", completou.


Repercussão

Em resposta às críticas, Madonna postou outras imagens de celebridades com os fios enrolados no rosto. Na de John Lennon, a cantora escreveu um texto para justificar as escolhas.

Os usuários das redes sociais e a imprensa acusam a cantora de utilizar a imagem dos líderes negros para promover Rebel heart

"Eu quero agradecer aos meus fãs que publicaram as fotos de grandes heróis com os fios enrolados no rosto. Quando eu coloquei as imagens em minha conta, estava dizendo sim, essas pessoas são corações rebeldes (Rebel heart é o nome do disco da popstar), como John Lennon, Nelson Mandela e Jesus", escreveu.


Em seguida, a cantora postou fotos da princesa Diana e do pintor norte-americano Basquiat. Ela ressaltou que os dois representam ícones na luta da liberdade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação