Diversão e Arte

David Oyelowo relata desafios de viver Martin Luther King em Selma

O ator teve que engordar 13 kg para interpretar o líder do movimento negro

postado em 04/01/2015 12:24
David Oyelowo:

Aos 38 anos, 16 deles dedicados às artes cênicas, David Oyelowo viveu o personagem mais intenso da carreira no filme Selma. ;É o papel mais desafiador que já interpretei;, disse o ator em entrevista ao The New York Times. O desafio se deve a vários fatores. A importância histórica de Martin Luther King; a exigência de transformações físicas (ele engordou 13kg e raspou a cabeça para mudar o corte de cabelo) e o fato de ter vivido longe dos Estados Unidos são alguns deles.

;Não cresci como muitos negros norte-americanos;, admite o ator inglês, que passou a maior parte da vida entre a Nigéria e o Reino Unido. O distanciamento, na realidade, auxiliou na construção do personagem. Oyelowo observa que, assim, interpretou King ;sem pisar demais no acelerador em momentos grandiosos;, focando nas características de ;homem religioso, marido e pai;.

[VIDEO1]

[SAIBAMAIS]A dedicação ao personagem já rendeu frutos. Graças à essa atuação, ganhou indicação ao Globo de Ouro. ;Eu não teria levado essa busca adiante da forma que fiz se não sentisse um chamado;, constata.

O longa de Ava DuVernay ; que estreiou nos Estados Unidos em dezembro e ainda não tem previsão para chegar ao Brasil ; mostra King liderando uma marcha da cidade de Selma a Montgomery (ambas no Alabama), em defesa do direito dos negros ao voto no sul dos Estados Unidos.

Outros trabalhos

Selma não é o primeiro filme com temática racial que David Oyelowo participa. O mordomo da Casa Branca (2013), Histórias cruzadas (2011) e O último rei da Escócia (2006) são outros longas que tem o ator no elenco. Contudo, a aparição mais recente do artista foi na ficção científica Interestelar (2014).

O próximo trabalho de Oyelowo a ser lançando no Brasil é O ano mais violento, com estreia prevista para fevereiro. Ali, ele interpreta um promotor público de caráter duvidoso.

Ainda em 2015, ele deve iniciar as gravações de Americanah, baseado no romance homômino da escritora Chimamanda Ngozi Adichie (Meio sol amarelo). Ao lado de Lupita Nyong;o (Oscar de melhor atriz coadjuvante pela atuação em 12 anos de escravidão), Oyelowo protagoniza a história de dois namorados nigerianos, que se separam quando ela migra para os Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação