Diversão e Arte

Lulli Chiaro, compositor de sucesso de Ronnie Von, surpreende em CD solo

A escolha por gravar as canções na língua estrangeira veio da paixão pela Itália

Adriana Izel
postado em 26/01/2015 11:18

Lulli Chiaro se tornou conhecido no mundo da música como compositor. É dele a letra da marchinha Jardim de infância, que fez sucesso na voz de Ronnie Von nos anos 1960. A faixa foi escrita pelo artista quando ele tinha apenas 16 anos. "Nasci em uma família de artistas. Meu pai era escritor, meu irmão artista plástico, minha irmã poetisa... Então, sempre estive familiarizado com a música. Minha primeira canção estourou Com Ronnie Von, mas o engraçado é que, na época, os meus discos nem as minhas namoradas compravam", explica.

[SAIBAMAIS]Incomodado com a situação, Lulli deixou a carreira para ajudar nas finanças em casa. Mas, a música nunca saiu de fato de sua vida. Antes de se lançar como cantor solo, esteve em diversas bandas. No ano passado resolveu lançar um álbum com 12 faixas autorais em italiano, o disco que leva seu nome. "Fiquei procurando alguma coisa que pudesse ser um difencial no meu CD. Sempre gostei de italiano e tive esse felling", afirma.

[VIDEO1]
As letras foram escritas por Lulli Chiaro em parceria com o amigo Giovani Pierobon. Já a tradução das composições para a língua italiana ficou por conta das poetisas Valéria Mindel e Carla Vercesi. "Tenho um amor pela Itália. Mas se você observar o mundo virou uma coisa só. Hoje em dia não existem fronteiras a nível linguístico", completa.

As faixas do álbum em sua maioria são mais voltadas para o romantismo. O que na opinião de Lulli é natural por conta da língua em que as músicas são cantadas. "Não abro mão de jeito nenhum de uma dor de cotovelo. E a língua italiana acaba trazendo essa coisa ardente, envolvente e romântica. Mas o CD também tem rock, dance...", diz.

Crítica do disco

A paixão por música italiana fez com que Lulli Chiaro gravasse um álbum com 12 faixas na língua. Mas o que surpreende é que o artista traz composições autorais, em vez de regravações, como seria de se esperar em um disco desse tipo. Com muitas baladas e canções românticas, o álbum conquistará, principalmente, o público amante das canções para dançar juntinho, como Fra le nuvole, E tutto piú di mi e Amore no. No meio do disco homônimo, em sua maioria mais clássico, o ouvinte ainda se surpreenderá com a incorporação de ritmos mais dançantes em faixas como Mi mancherai.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação