Diversão e Arte

Concurso de Miss Universo reforça a idealização dos padrões estéticos

Em meio à crise, a cerimônia corou a colombiana Paulina Veiga nesse domingo (25/1)

Adriana Izel
postado em 27/01/2015 08:26
[FOTO375020]
O auge dos concursos de misses ocorreu nos anos 1960. Na época, as vencedoras eram idealizadas pelo público e se tornavam o padrão de beleza a ser seguido. De uns tempos para cá, as organizações das disputas fizeram de tudo para reformular as competições, que voltaram a ter repercussão, principalmente, por conta da transmissão televisiva para todo o mundo, de comentários nas redes sociais e da venda de um padrão de beleza mais comercial.

;Antigamente, existia uma tradição em torno dos concursos. A miss tinha a função parecida com a de um jogador de futebol atual: ser uma referência para as pessoas. Ao longo dos anos, os concursos passaram por transformações e voltaram a ter repercussão por essa busca incessante da beleza;, afirma Ralph Santos, que foi Mister Brasil e é um dos organizadores do Mister Brasil Universo e Mister DF Universo.

[SAIBAMAIS]No domingo, a colombiana Paulina Veiga foi coroada a Miss Universo 2014 durante competição, em Miami, nos Estados Unidos. Ela desbancou as 87 candidatas que disputaram o título, entre elas, a cearense Melissa Gurgel, Miss Brasil 2014. A concorrente nacional quebrou uma boa sequência brasileira na competição ao ter ficado apenas entre as 15 melhores. O motivo do atraso da disputa, que deveria ter acontecido no ano passado, é a crise no concurso ; que todo ano tem encontrado dificuldade em achar uma sede.

A vitória de Paulina reforçou uma padrão de beleza que tem se destacado nos últimos anos Miss Universo: o das latinas. ;Acho que o liberalismo na América Latina em relação à cultura do corpo é muito maior do que nos outros países e isso dá uma liberdade e confiança maior para as misses na competição. As latinas são imbatíveis, se sentem seguras. Elas têm um impacto muito forte e sempre estão no top 5;, explica Ralph.

Relembre misses de destaque

Natália Guimãraes
Em meio à crise, a cerimônia corou a colombiana Paulina Veiga nesse domingo (25/1)
A brasileira ganhou o concurso de Miss Brasil em 2007, no mesmo ano ficou em segundo lugar no concurso Miss Universo. Atualmente, a ex-miss é apresentadora de tevê.

Vera Fischer

Em meio à crise, a cerimônia corou a colombiana Paulina Veiga nesse domingo (25/1)
A atriz venceu o Miss Brasil em 1969, representando o estado de Santa Catarina.

Grazi Massafera
Em meio à crise, a cerimônia corou a colombiana Paulina Veiga nesse domingo (25/1)
Antes de se tornar uma atriz e apresentadora de sucesso, a ex-BBB Grazi Massafera ficou em terceiro lugar no concurso Miss Brasil 2014. Ela representava o estado do Paraná.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação