Diversão e Arte

Irmãos Coen comemoram 30 anos de carreira em 2015; veja filmes marcantes

Pela primeira vez no júri do Festival de Cinema de Cannes, os irmãos vão dividir a bancada na 68ª edição

postado em 28/01/2015 08:02
Existe uma crença popular de que os negócios prósperos são aqueles mantidos em família. Verdade ou não, a ideia parece dar certo quando se trata do mundo das artes. No cinema, um grande exemplo é o trabalho dos irmãos Ethan e Joel Coen, que completam, neste mês, 30 anos de carreira e se revezam entre direção, roteiro e produção de obras cultuadas como Fargo (1996) e Onde os fracos não têm vez (2007), ambos agraciados com estatuetas do Oscar.

[VIDEO1]

Com quase 20 títulos no currículo, o duo norte-americano foi escolhido para presidir o júri da 68; edição do Festival de Cinema de Cannes. É a primeira vez que duas pessoas dividem o cargo. Os Coen substituirão a cineasta australiana Jane Campion, presidente do ano passado. O júri escolherá os vencedores entre 13 e 25 de maio, na Riviera Francesa.

;Cannes é um festival que tem sido importante para nós desde o início de nossa carreira. Presidir o júri é uma honra especial, já que até agora nunca fomos presidentes de nada;, declararam Joel e Ethan Coen, em um comunicado entregue aos organizadores do evento, um dos mais importantes do cinema mundial.

Apesar de trabalharem quase sempre juntos, os irmãos tiveram começos diferentes. Filhos de judeus nascidos e criados no subúrbios de Minneapolis, no estado norte-americano de Minnesota, os dois seguiram para universidades de prestígio. Joel passou quatro anos cursando cinema na Universidade de Nova York enquanto Ethan conquistou um diploma em Filosofia na Universidade de Princeton, no fim dos anos 1970.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação