Diversão e Arte

Quer ser um quadrinista? Confira dicas de como começar na área

Paciência e talento são imprescindíveis para os aventureiros desta arte

postado em 02/02/2015 09:12
Evandro Esfolando faz resenhas de shows em formato de HQs
No início de 1869, o ítalo-brasileiro Ângelo Agostini publicou a primeira história em quadrinhos do Brasil, que tinha o personagem Nhô Quim. De lá para cá, a publicação profissional ou amadora de tirinhas e histórias ilustradas não parou de crescer no país e, especialmente, em Brasília. ;Quando se tem mais gente na mesma sintonia, as coisas ficam mais fáceis;, reflete Evandro Esfolando, autor da ROCK vs. COMICS, que faz resenhas de shows e festivais de rock em formato de histórias em quadrinhos.


[SAIBAMAIS]Ele já trabalhava com ilustração e desenho e, em 2009, começou a produzir HQs e organizar eventos como a Feira de gibis, que já teve três edições. ;Começamos a organizar eventos e colaborar em publicações independentes e essa pequena cena começou a crescer tanto no número de pessoas envolvidas na cadeia produtiva editorial quanto no público interessado. Hoje somos uma das cidades mais promissoras e respeitadas no Brasil neste setor;, garante.


Mas, para entrar neste meio, o que é preciso? Lápis, borracha e papel são suficientes para se tornar um profissional dos quadrinhos? Pelo visto, não. ;Para trabalhar tem que ter dedicação, estar o tempo todo criando, pensando, desenvolvendo o trabalho;, explica Felipe Sobreiro, colorista que trabalhou para gigantes como Marvel e DC e é um dos editores do jornal brasiliense Pimba. Para Sobreiro, existe uma diferença entre fazer quadrinhos e trabalhar com HQs. ;Fazer quadrinhos é uma prática, um ato. Trabalhar na área, e eu digo no sentido financeiro mesmo, é dureza. É um meio corrido e com poucos recursos;, admite. Pode ser difícil, mas é uma profissão que ganha cada vez mais visibilidade com trabalhos divulgados na internet, os chamados web comics. ;A internet é muito importante, pelo menos para mim, que comecei a alcançar o público na rede;, define Heron Prado, um dos integrantes do coletivo brasiliense Batata frita murcha, que divulga histórias autorais. ;Acho que o cenário está amadurecendo e que cada vez mais facilitará a produção e divulgação da arte;, opina.

Quem é quem?

Há quadrinistas que criam o roteiro, desenham e colorem. No entanto, há editoras que contam com uma equipe de profissionais para dar vida às histórias. Conheça as principais funções:

; Roteirista ; Cria a história
; Desenhista ; Elabora os desenhos
; Colorista ; Dá cor aos quadros
; Arte-finalista ; Finaliza com tinta ou de modo digital
; Letrista ; Acrescenta os balões com os diálogos
; Editor e assistente do editor ; Mandam as páginas para a publicação

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação