Diversão e Arte

Livro com fotos da banda Os Mutantes precisa de financiamento coletivo

A fotógrafa Leila Lisboa Sznelwar reuniu 150 imagens do período de 1969 a 1974

postado em 02/02/2015 09:19

Rita Lee em ensaio na Serra da Cantareira (SP)Eram tempos de paz, amor e psicodelia. Tempos de explosão criativa dos Mutantes, Rita Lee, Arnaldo Batista, Sérgio Dias, Dinho e Liminha, que foram registrados pela fotógrafa Leila Lisboa Sznelwar, em imagens que ainda permanecem inéditas. Mas um livro pode tornar públicos os bastidores do dia a dia do grupo, que ainda hoje é cultuado dentro e fora do Brasil. Sem editora, Leila busca recursos em financiamento coletivo para publicar A hora e a vez, que contém 150 imagens do período de 1969 a 1974.


Leila era namorada do baixista Liminha e acompanhava a banda em shows e nos ensaios na Serra da Cantareira. A estudante e assistente de fotografia acabava se divertindo ao fazer imagens de momentos íntimos, de descontração. ;As fotos eram feitas de maneira bem casual. Para mim, estava apenas fotografando meus amigos e meu namorado em seus shows. Claro que eles já eram famosos, mas jamais havia imaginado que hoje Os Mutantes seriam objeto de culto aqui e fora do Brasil;, disse ao Correio.

Como era a sua relação com os membros da banda?
Muito boa. Nunca tive problema com nenhum deles, muito pelo contrário, todos sempre foram queridos comigo.

Como os conheceu e como descreveria cada um deles?
Conheci em um show que fui com a Lucinha Turnbull e comecei a namorar o Liminha, baixista deles... Moramos juntos por alguns anos e assim se deu minha convivência com todos. Tínhamos 18, quase 19, os dois. Eu trabalhava como assistente de fotógrafa e estudava na USP. A Rita era muito engraçada. O Serginho todo paz, amor e guitarra, o Arnaldo a 300 por hora com tudo, o Dinho e o Liminha eram mais inocentes. Naquele momento ; veja bem, essa é a minha visão da paisagem ;, eu era uma menina deslumbrada pela magia da época. Porém uma pessoa quase normal, que trabalhava e se divertia sempre com muitas lantejoulas bordadas.

[SAIBAMAIS]Queria que falasse um pouco dos bastidores. Tem alguma história que te marcou na convivência com eles?
São várias histórias hilárias, mas uma que me marcou foi uma viagem a Londres em julho de 1972 com a Rita, o Liminha e a Lucinha Turnbull. Fizemos uma viagem de van ao País de Gales. Vimos shows maravilhosos e nos divertimos bastante com cabelos vermelhos que pintamos com henna lá mesmo.

Por que resolveu fotografá-los?
Eu era assistente de fotografia em São Paulo. Era, pra mim, algo muito natural... Algumas fotos foram parar em discos como os da contracapa do disco Mutantes e seus cometas no País do Baurets, lançado em maio de 1972. Fiz também as fotos para o disco Loki, do Arnaldo, em meados de 1974.

De que maneira a psicodelia da banda te marcou e influenciou na produção das fotos?
Fui influenciada de uma maneira muito positiva porque essa época me representa, foi a época de uma mudança gigantesca de conceitos, tudo era visto com muita cor, com muita liberdade ; mesmo sem alucinógenos! O conceito da delicadeza, da beleza, da paz e do amor. Tudo isso se reflete na minhas fotos e na minha vida... A impressão que eu tenho é que as mentes do bem se abriram para uma nova era. Nós temos Beatles, Rolling Stones para falar muito pouco... Uma honra estar por perto de todos eles e aqui no Brasil estar junto dos melhores.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação