Diversão e Arte

Marchinha Cidade Maravilhosa completa 80 anos

Sucesso da música mostra que o gênero ainda tem fòlego para muitos carnavais

postado em 17/02/2015 10:18

Blocos de rua levam milhões de foliões às avenidas cariocas. Muitos ainda são embalados por sucessos de antigos carnavais

;Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil. Cidade Maravilhosa, coração do meu Brasil.; Todos conhecem, todos cantam. A composição de André Filho que exalta as belezas naturais do Rio de Janeiro completou, neste carnaval, 80 anos de história.

Embora não tenha sido a precursora, a canção ajudou a popularizar as marchinhas e tornou o gênero um patrimônio cultural do país. Anos depois, pelas ruas do Rio, Cidade Maravilhosa ainda embala muitos blocos. Por aqui, costuma ser ouvida, entre outras marchinhas, na passagem do Pacotão pela W3 Sul, uma das poucas entidades carnavalescas de Brasília que abrem espaço para esse gênero.

;Cidade Maravilhosa ganhou o mundo pela sua mensagem literária de fácil assimilação, inteligente e de melodia harmoniosa. Gostosa de se cantar;, elogia o compositor pernambucano Jota Michiles. E ele sabe do que está falando.

Participe da Enquete: Qual a sua marchinha favorita?

Além de ser autor de inúmeros frevos e marchinhas conhecidos do público (como Roda e avisa, que se tornou famosa por conta de Chacrinha), o pernambucano acabou de ganhar o 10; Festival de Marchinhas da Fundição Progresso, o mais importante do país, com a divertida composição Adoro celulite. ;Uma criação minha e de Gustavo Krause, em exaltação às gordinhas. No combate à ditadura da magreza;, define Jota, uma verdadeira figura histórica do cancioneiro popular, com mais de 50 anos de carreira.

[SAIBAMAIS]Apesar da animada repercussão gerada por conta da vitória, o compositor lamenta o declínio do gênero e espera que as marchinhas possam ganhar nova força no cenário musical com a retomada dos blocos. ;Acredito que as marchinhas voltem a ocupar espaço de destaque, como aconteceu brilhantemente nos anos 1950 e 1960, nas sublimes interpretações de Marlene, Emilinha, Cauby Peixoto;, comenta.

Entre as sugestões de incentivo, Jota menciona a importância dos jovens compositores: ;Essa nova geração precisa se dedicar a compor com mais essência a alma do povo;. Mas ele sabe que a esfera pública também precisa colaborar. ;Faz-se também necessário o incentivo dos governantes municipal e estadual, junto às emissoras de rádios e tevês.;

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação