Diversão e Arte

Dramas familiares vêm se consolidando no novo cinema nacional

Um novo filme, o terceiro de Selton Mello, igualmente começa a ser rodado no Sul, com o tema da família no centro

Ricardo Daehn
postado em 19/04/2015 08:10
A personagem de Regina Casé em Que horas ela volta? corrobora o tema família do cinema

;Família é uma droga pesada; é a tirada de um dos personagens do longa do diretor brasiliense Gustavo Galvão Uma dose violenta de qualquer coisa (com exibição na madrugada de amanhã, no Canal Brasil). ;É engraçado, mas no cinema a gente tem mais tradição de retratar casais. Fala-se também mais de trabalho, de vida profissional. As representações de famílias mais imediatas são de clássicos como Guerra conjugal, Tudo bem e A falecida;, observa o diretor, aos 38 anos. Galvão, que é um dos produtores do longa A mulher do pai, às vias de ser rodado em Bagé (RS), está atento a uma virada de página no cinema contemporâneo, que tem ênfase nos dilemas de família.

Curiosamente, a mulher do cineasta, a diretora Cristiane Oliveira, lidera o drama encabeçado pelos atores Marat Descartes e Amélia Bittencourt. ;Na trama, pai e filha são tratados como irmãos, antes de a mãe do quarentão, que é cego, morrer;, conta. Um novo filme, o terceiro de Selton Mello, igualmente começa a ser rodado no Sul, com o tema da família no centro. Nos anos de 1960, repaginado, um núcleo frágil encobre o protagonista Tony, obrigado a viver longe do pai (Vincent Cassel).

Intérprete do amigo de Tony, Selton Mello, à frente de O filme da minha vida, terá no elenco ninguém menos do que Antonio Skármeta, escritor chileno de Um cinema de pai, texto em que a fita, rodada até 29 de maio, será baseada. Vale a lembrança de que Selton Mello teve investidas fortes nas famílias de ficção representadas em Feliz Natal (que dirigiu) e Lavoura arcaica.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação