Diversão e Arte

Com cinco filmes, Brasília é homenageada no projeto Curta ao Meio-Dia

As projeções são exibidos às 12h, sempre de sexta a domingo

Ricardo Daehn
postado em 20/04/2015 07:00
As projeções são exibidos às 12h, sempre de sexta a domingo

;A filosofia do nosso projeto de mostras de cinema é a de que não existe exibição sem preservação;, demarca Daniela Marinho, a curadora do projeto Curta ao Meio-Dia. Com cinco curtas na programação, exibidos no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o projeto reverencia, com o título de Clássicos de Brasília, criações de Nelson Pereira dos Santos e de Joaquim Pedro de Andrade, entre outros. As projeções são exibidos às 12h, sempre de sexta a domingo. Contornando certo descaso com a cultura, pela inexistência de arquivo central ou de inventário sobre a produção local, Daniela cita o ;antagonismo entre a cidade jovem que, capital, tem desdém com a memória;.


Selecionar os filmes configurou um projeto ;barato, exceto pelo caso da necessária restauração de Brasília ano 10 (de Geraldo Sobral Rocha). ;Foi um trabalho de prospecção. Procuro, há um ano, os filmes para o projeto. As gerações mais novas terão, em mais de uma hora de imersão em cinema, a oportunidade de entrar no clima da época inaugural da cidade;, explica. Saído do Arquivo Público do DF, As primeiras imagens de Brasília (1957), integrado à mostra, foi um cinejornal com produção de Jean Manzon. ;Além de se contrapor aos espaços públicos, hoje em dia degradados, o filme evidencia imagens do início da cidade, com tratores no Eixo Monumental;, comenta a curadora.


Olhares bem interessantes e poéticos, como destaca Daniela Marinho, se configuram nas primeiras obras no Palácio da Alvorada e na supervisão do presidente Juscelino Kubitschek, vistas em As primeiras imagens. Com negativo recobrado na Cinemateca Brasileira (SP), Brasília ano 10 é outro curta integrado à mostra do CCBB. Vindo do Piauí para a capital, na época da ;ditadura mais cretina; (1964), o diretor do filme, Geraldo Sobral Rocha, destaca o filme como um ;documento histórico sem paralelos;. Com todo o ;bucolismo; da cidade impresso na fita, ele conta que teve absoluta liberdade e passou ligeiramente pelos festejos, no registro sob encomenda da Secretaria de Turismo.

Mostra curta ao meio-dia
Centro Cultural Banco do Brasil (SCES Tr. 02, 3108-7600). Até 26 de abril. De sexta a domingo, às 12h. Brasília Ano 10 terá exibições, na programação deste fim de semana. Em 1; de maio, nova exibição, às 17h30, antecedida por making of da restauração. Também antes, às 15h30, palestra sobre o tema, condicionada à inscrição pelo e-mail curtaaomeiodia@gmail.com


A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação