Diversão e Arte

Afinal, o que são os desenhos de pessoas vendadas nas paradas da Asa Norte?

Em entrevista ao Correio, os autores do grafismo explicam que as imagens foram criadas para chamar a atenção àqueles lugares abandonados e transformá-los em pontos de doação

postado em 27/04/2015 18:54

[FOTO437535]

Quem passou entre as quadras 209 e 210 Norte deparou-se com um cena estranha na antiga parada de zebrinhas. Antes invisível ou habitada por moradores de rua, agora há três painéis: uma mulher e dois homens, em preto e branco, aparentemente do século 18, com os olhos vendados.

Aquela intervenção se repete, com imagens diferentes, em outras oito paradas na Asa Norte. Elas podem causar alguma inquietação em um ou outro transeunte, mas fazem parte de um projeto do Coletivo Subtraço. Em entrevista ao Correio, eles explicaram que os painéis são, ou deveriam ser, pontos de doação anônima, ou seja, lugares em que as pessoas quisessem deixar algo para um desconhecido.

Leia mais notícias em Diversão e Arte


Nas ruas desde março, os painéis perderam os letreiros, mas não as imagens. Os autores lamentam que o trabalho não tenha tido o efeito esperado, mas reconhecem a repercussão que teve na vida das entrequadras. ;Mostrar imagens de pessoas sem identidade parece que chama mais a atenção do que gente de verdade;, argumentaram os autores, que preferem continuar no anonimato.

Quando começaram as intervenções? E como elas foram feitas?
A gente chama esse tipo de trabalho de composições urbanas, na verdade. Enfim, foram todas feitas no dia 11 de março, à noite. Nas bases dos painéis, escrevemos a frase: "Ponto de doação anônima. Pegue ou deixe algo." E tiramos o olhar das figuras.

Quem são aquelas pessoas nas imagens e por que elas têm os olhos tapados?
Então, tapando os olhos, a ideia era que elas ficassem sem identidade mesmo. Mas é gente de diferentes lugares, tempos, cores, idades. A gente quis chamar atenção para aquele lugar que passou a ser usado apenas por quem é proscrito na sociedade. Mostrar imagens de pessoas sem identidade parece que chama mais a atenção do que gente de verdade.

Por que as paradas de ônibus de entrequadras na Asa Norte?
Porque não passa mais ônibus ali. São lugares que, teoricamente, perderam sua função. Tentamos transformar as paradas em pontos de doação, ao mesmo tempo que a gente tentava mostrar que elas já tinham uma função prática: são abrigos para quem não tem onde dormir e espaço pra arte urbana, como os grafitis. A gente gosta dessas paradas.

Qual o significado das intervenções?
O SUBTRAÇO é um grupo que tenta mostrar coisas não vistas. Basicamente, é isso. Mostrar outra função para um lugar tido como sem serventia. Mostrar um lugar usado por gente sem lugar. Já para quem lê a frase na base dos painéis, a parada pode virar um ponto de doação. Quando alguém pega uma coisa que era de outra pessoa, elas se comunicam através daquele objeto, mesmo sem se conhecerem. E, para quem só vê as composições de longe, no mínimo lembra que aquela parada existe.

Qual foi a repercussão? Teve o efeito esperado?
A repercussão foi imensa, muitas fotos, posts, gente especulando. Mas não teve o efeito esperado, porque as paradas não se transformaram em pontos de doação. Antes que esse conceito pudesse ser assimilado, muitos painéis desapareceram ou foram danificados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação