Diversão e Arte

Gravadoras se apoiam no surgimento de novas plataformas como o streaming

"Cada vez surgem mais alternativas para a venda de música", afirma Claudio Vargas, vice-presidente de marketing e novos negócios da gravadora Sony Music

postado em 02/05/2015 08:01
Jay-Z:
Sites de streaming existem há cerca de 8 anos, mas somente há dois ganhou maior importância e visibilidade no mercado fonográfico. Os serviços de assinatura, como também são chamados os sites, surgiram com o Terra sonora, depois vários nomes apareceram, como Deezer, Radio e o mais recente no Brasil, Spotify.

O serviço inovou na forma de distribuir música, dando mais facilidade ao consumidor, que não precisa mais sair de casa para comprar um CD. Para Claudio Vargas, vice-presidente de marketing e novos negócios da gravadora Sony Music, o surgimento das novas plataformas tiveram um impacto positivo no mercado, pois complementa as outras formas de consumir música.

[SAIBAMAIS]O número de assinantes e usuários dos serviços de streaming tiveram um aumento de cerca de 50% no ano passado, só no Brasil. Uma pesquisa realizada pelo IFPI (representante mundial de gravadoras), em abril, revelou que 38% das pessoas entrevistadas preferem ouvir músicas em sites de streaming a comprar CDs físicos. ;Cada vez surgem mais alternativas para a venda de música;, afirma Vargas, que encara os novos números de forma otimista e reconhece o crescimento do formato digital na indústria.

Carlos aponta que as tendências para distribuição de música podem consistir na união das formas que já existem, e também se juntar ao oferecimento de outros formatos, como o audiovisual. ;Não vejo a possibilidade de criar um formato muito diferente dos que existem atualmente;, afirma o vice-presidente, que não acredita em uma nova ruptura a curto prazo na distribuição de música para o consumidor.

Iniciativa de artistas

Em outubro do ano passado, o rapper Jay-Z dava início ao que mostrava ser uma grande ameaça aos demais sites de streaming de música. Junto com outros artistas, o norte-americano lançou o Tidal, que oferece mais de 25 milhões de músicas e 75 mil vídeos, além de contar com conteúdos exclusivos para os assinantes. A plataforma foi lançada com uma proposta de aumentar os royalties repassados para os músicos e de estreitar a relação entre fã e artista.

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