Diversão e Arte

James Taylor alcança pela primeira vez a liderança da Billboard

Após 45 anos de carreira, um dos maiores nomes do folk, se destacou com o disco 'Before this world'

postado em 05/07/2015 08:05

Após 13 anos, cantor de folk lança disco de inéditas maduro e contemplativo de sua vida e carreira

Conquistar a primeira posição em uma parada de sucessos após carreira de quase meio século é um feito menor, digno de uma nota de rodapé. No entanto, no caso do cantor de folk James Taylor, que atingiu a marca pela primeira vez com o álbum Before this world, lançado no mês passado, a conquista não é notável apenas pelo ineditismo, mas também porque o artista, aos 67 anos, e com uma riquíssima bagagem artística e uma vida preenchida com alegrias, tristezas, amores, decepções e vícios, ainda consegue romper fronteiras.

E as realizações na carreira de 45 anos de James Taylor não são poucas. Nascido em 12 de março de 1948, em Boston, Massachussets, o artista, após uma breve passagem por Nova York, onde montou a banda The Flying Machine, iniciou a carreira solo impressionando ninguém menos que os Beatles. Em uma espécie de audição para integrar o cast de artistas da Apple Records, selo recém-montado pelo quarteto de Liverpool, Taylor tocou uma de suas composições, Something in the way she moves. Desnecessário dizer que ele foi aprovado.

Além de ter inspirado a frase inicial para uma das mais inesquecíveis canções dos próprios Beatles, Something in the way she moves pavimentou o caminho para um artista que viria a ser creditado, ao lado de gente da grife de Bob Dylan e Joni Mitchell, como inventor do estilo ;70;s singer-songwriter;, espécie de banquinho e violão da gringa.

[SAIBAMAIS]A essência desse estilo e o motivo pelo qual a figura de James Taylor é tão cultuada está na honestidade, na simplicidade e na precisão de canções como Fire and rain, Carolina in my mind, Your smiling face, além de outras que ele não escreveu, mas que ganharam novo significado em sua interpretação, como You;ve got a friend, Handy man e How sweet it is to be loved by you.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação