Diversão e Arte

Monumentos modernistas de Brasília inspiram HQ criada por arquiteto

Com 60 páginas, a obra "Thalija" foi produzida inteiramente a mão pelo professor de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília Frederico Flósculo

Gabriela Vinhal
postado em 08/07/2015 18:47

Com 60 páginas, a obra

Com a ideia de resgatar a prática do desenho, o professor de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília Frederico Flósculo se inspirou nos traços modernistas da cidade para produzir o livro de ilustrações Thalija. Com 60 páginas dominadas por imagens, a obra explora diferentes pontos da capital que, muitas vezes, ainda são desconhecidos por grande parte da população. O sucesso e o interesse dos alunos foi tanto que, para 2016, já está prevista a inclusão de uma nova matéria no currículo do curso: Ateliê de Histórias e Quadrinhos em Arquitetura e Urbanismo, com uma revista feita pelos próprios estudantes como produto final - são os planos de Frederico.

A ideia surgiu quando ele percebeu que os estudantes de arquitetura - e, segundo o autor, até si próprio - haviam deixado o desenho de lado; não só por causa da perda de interesse, mas também por conta das novas tecnologias . ;Engraçado, porque, geralmente, quem escolhe fazer esse curso gosta muito de desenhar. E isso acaba se perdendo com o passar da graduação e da vida;, completa. Por isso, o livro é composto apenas por ilustrações autorais. Ele conta que todas as imagens foram produzidas em momentos de ócio funcional, sem que tivesse de se sentar exclusivamente para fazê-las. ;Eu desenhei na fila do banco, do ônibus e esperando para ser atendido. Eu uni o útil ao agradável;, brinca.

Com 60 páginas, a obra

A obra Thalija foi inspirada em suas três filhas - Thaís (24), Lívia (30) e Jaina (21) - e em como elas vivem e amam Brasília. Apelidadas, carinhosamente, por ele, de ;brasilienses da gema;, Frederico conta que elas desfrutam de vários locais da cidade que não são tão aproveitados pelos moradores. ;Elas vão à Água Mineral, tomam banho no lago e já visitaram e curtiram as praças e sombras das superquadras;, diz. Segundo ele, as filhas sempre contam histórias engraçadas passadas em diferentes lugares de Brasília. ;O curioso é que sempre são em lugares diferentes e, ao mesmo, simples, que estão lá todos os dias e não reparamos. A cada relato, eu acabo conhecendo mais da cidade por tabela;, explica.

Sonhadora e corajosa, Thalija é uma adolescente brasiliense apaixonada pelas artes urbanas, interessada pela arquitetura e urbanismo moderno da capital federal. De acordo com o autor, a trama se baseia na dúvida da jovem em seguir ou não a carreira de arquiteta. ;A decisão final da Thalija é um tanto quanto polêmica. Mas cabe ao leitor julgar;, desconversa. Nas ilustrações, o leitor se remeterá tanto a pontos turísticos da cidade quanto a localidades comuns, como praças e quadras. Todas as ilustrações são em preto e branco e foram feitas, ;prazerosamente;, à mão.

O autor

Frederico Flósculo, de 56 anos, nasceu em Fortaleza, Ceará. Após se formar em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará, veio à capital com a mulher para construir a vida. Especialista em arquitetura da saúde e educação, ele é professor de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB) há 24 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação