Diversão e Arte

Bela Gil sugere alternativa natureba para escovar os dentes e a web reage

A chef utilizou seu perfil para se defender. "Gente, não sabia que tinha tanto dentista no mundo! Nunca quis ofender vocês mostrando uma alternativa à pasta de dente"

postado em 20/07/2015 20:10
A nutricionista e apresentadora Bela Gil voltou a ser criticada nas redes sociais depois que disparou novas dicas "saudáveis" a seus seguidores, nesta segunda-feira (20/7). Ela usou o Instagram e o Facebook para sugerir o uso da cúrcuma - vegetal em pó - em substituição à pasta para escovar os dentes.

[VIDEO1]

A filha de Gilberto Gil fez um libelo a favor da especiaria: "Melhor do que qualquer pasta de dente por aí (na minha opinião)! Anti-séptica, antibiótica, anti-inflamatória, 100% natural e sem efeito colateral (a não ser as manchas amarelas na escova e na toalha de rosto). Não contém flúor, sulfato, adoçantes, aromas artificiais, goma xantana e outros ;porcaritos; mais! Quem quiser experimentar vale a pena, o seu bolso e sua saúde agradecem! Ah, antes que alguém pergunte, não deixa os dentes amarelos e sim super limpos e branquinhos. Se quiser, pode adicionar uma pitada de canela também."



Não demorou muito e a dica foi alvo de piadas na internet. "Troque pasta por barro", brincou um seguidor de Bela. "Cada um deveria se ater à sua área de formação em vez de ficar falando esse tipo de m...", criticou outro.

Para o periodontista Gilberto Veríssimo o que vai, de fato, fazer a diferença na escovação, independente do produto utilizado, é a "remoção mecânica da placa" - ato de escovar os dentes - realizado por cada um. "Se você não passa o fio dental e não faz a escovação corretamente, você pode utilizar um enxaguante bucal ou qualquer outro produto que não irá obter resultado satisfatório", explica.

Quanto às dicas alternativas que surgem diariamente nas redes sociais, Veríssimo aconselha: "O ideal é sempre buscar informações com profissionais e não se orientar pela internet", afirma.

Especialistas do ambiente virtual, é claro, marcaram presença no post de Bela. Além de seguidores e críticos, pessoas que se identificaram como dentistas se posicionaram. "Quando se trata de saúde, é prudente que tenhamos evidência científica, cuidado com as dicas que aparecem na internet. Hoje está muito na moda o uso de substâncias naturais para uma vida mais saudável. Também sou a favor, procuro utilizar substâncias naturais no meu dia a dia, mas quando se trata de flúor e prevenção de cárie procuro embasamento científico antes de falar sobre o assunto", escreveu o responsável do perfil de um consultório de odontologia.

Horas depois do primeiro post, a chef (como nas últimas ;crises; digitais que enfrentou) voltou à rede para se defender: "Gente, não sabia que tinha tanto dentista no mundo! Nunca quis ofender vocês mostrando uma alternativa à pasta de dente para pessoas que não querem consumir mais toxinas no dia a dia. Adoraria se pudessem pesquisar e ler artigos científicos sobre os benefícios da cúrcuma na saúde bucal e sobre os efeitos maléficos da ingestão de flúor pela água e pasta de dente".

"O flúor está relacionado com fratura óssea, câncer de boca, hipotiroidismo etc. Só não quero mais uma fonte dele na minha vida. Opinião minha - não sou dentista - experimenta quem quiser! Vou ao dentista duas vezes ao ano, e só tive cárie uma vez na vida ainda criança quando comia besteira e usava pasta de dente com flúor", completou.

Marmita
Há dois meses, Bela Gil já havia causado polêmica na internet com suas dicas "naturebas". A nutricionista compartilhou na web uma foto com a lancheira da filha Flor, de quatro anos, com as hashtags descritivas #batatadoce, #granola, #bananadaterra e #água.

Os internautas não perdoaram e atacaram o post da nutricionista, que se defendeu no perfil dizendo que, além de lanches saudáveis para as crianças, entende a ;alimentação como uma ferramenta política, econômica, social, ambiental e de saúde;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação