Diversão e Arte

Sérgio Abranches autografa o novo romance hoje em livraria de Brasília

Identidade, memória e história recente do país fazem parte da narrativa do escritor

postado em 22/07/2015 07:30

Sérgio Abranches: o livro é uma celebração à vida

Clarice é uma professora e escritora bem-sucedida que, prestes a completar 60 anos, recebe uma notícia inesperada: um câncer em estágio terminal que lhe dará apenas poucos meses de vida. É em torno da premissa de morte de Clarice que Sérgio Abranches constrói seu novo romance ficcional, Que mistério tem Clarice?, que será lançado, hoje, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, às 19h.

A morte, compartilhada com o leitor já no primeiro parágrafo do livro, serve de ponto de partida para a construção de uma história que fala, antes de tudo, da própria vida. Clarice, mãe de um casal de filhos adultos, tem um segredo anterior ao nascimento dos dois, e precisa decidir se deve compartilhá-lo com eles ou não.

;O desafio foi duplo, escrever uma história que interessasse o leitor, mesmo contando no primeiro parágrafo sobre a morte da personagem principal e o desafio narrativo de me colocar no lugar de uma mãe;, explica Abranches.

Através da história de vida de Clarice, o escritor e sociólogo se propôs a abordar questões como a memória, a identidade e a história recente do país; ao mesmo tempo, Abranches coloca em questão experiências pessoais dos personagens. ;O livro tem um certo cosmopolistismo;, esclarece. ;Eu queria escrever uma história sobre a ditadura, mas que fosse também contemporânea, tivesse um lado ambiental, político, falasse sobre coisas que me interessam, como viagens.;

Para construir uma narrativa concentrada na relação de uma mãe com os próprios filhos, o escritor precisou fazer não só um ;exercício de observação;, mas se colocar no lugar de uma mãe diversas vezes para entender quais poderiam ser os sentimentos envolvidos nessa relação, especialmente perto do fim da vida, e com os mistérios de Clarice.

A alteridade, inclusive, é uma característica fundamental na obra que procura construir uma ;celebração da vida;, como define Abranches. As perspectivas literárias e filosóficas se mostram presentes nos personagens. ;É um livro sobre escolhas;, explica. Tendo enfrentado o medo de
escrever uma obra que pudesse ser considerada ;deprimente;, o escritor se debruçou sobre o objetivo de escrever um livro que falasse sobre a morte, mas que fosse sobre a vida. ;A história se constrói a partir da perspectiva de que o que importa é a qualidade da vida que a gente viveu;, reforça.

Depois de sofrer um rompimento de retina em uma viagem para a África do Sul ; experiência que aparece no livro ; e passar seis meses sem poder ler e nem escrever, Abranches percebeu que precisava escrever o romance que pretendia. Em três meses, a primeira versão estava pronta.

Que mistério tem Clarice?, inclusive, faz referência à música de Caetano Veloso, Clarice. ;O nome nasceu a partir dela, a música faz parte da estrutura do livro e está presente em diversos momentos;, conta.

O lançamento em Brasília é muito especial: ;Foi aqui que formei minha personalidade literária;, brinca. ;É o lançamento mais afetivo, uma volta às origens;.


Que mistério tem Clarice?
De Sérgio Abranches, 310 páginas, Biblioteca Azul, R$44,90. Lançamento nesta quarta-feira, às 19h, na Livraria Cultura (Shopping Iguatemi).


A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação