Diversão e Arte

Galã do Masterchef se despede do reality após não conseguir fazer suflê

Marcos Baldassari foi o décimo eliminado desta segunda edição. Episódio desta terça-feira bateu novamente a marca de 350 mil tweets durante transmissão

postado em 29/07/2015 09:51
Marcos Baldassari foi o décimo eliminado desta segunda edição. Episódio desta terça-feira bateu novamente a marca de 350 mil tweets durante transmissão
O episódio desta terça-feira (28/7) talvez tenha sido o com menos suspense da segunda edição do Masterchef Brasil até agora. Tudo porque o perdedor da noite já estava praticamente anunciado ainda durante a prova de eliminação. Saiu quem tinha que sair. E esse alguém foi o administrador de empresas Marcos Baldassari, de 34 anos. Considerado o "galã" do reality da Band, ele não conseguiu entregar um suflê aos jurados e teve que se despedir da disputa. Mas o destino dele já estava traçado antes mesmo dos chefs provarem seu prato, quando o clássico da cozinha francesa preparado por ele não cresceu ainda no forno.

Mas vamos direto ao resumão do que foi o 11; episódio de um dos programas mais tensos da TV aberta brasileira, que mais uma vez bateu a marca dos 350 mil tweets durante a transmissão.

[SAIBAMAIS]Ao entrarem na cozinha oficial do Masterchef, os nove cozinheiros amadores sobreviventes se depararam novamente com a temida Caixa Misteriosa, que desta vez continha ingredientes típicos da culinária nordestina - como carne seca, feijão de corda, manteiga de garrafa, castanhas de caju, abóbora e nosso querido coentro. Para orientar os participantes e eleger as melhores receitas, o programa convidou o chef Rodrigo Oliveira. Desde 2004, ele comanda a cozinha do Mocotó, um dos mais renomados restaurantes de São Paulo. Mesmo muito jovem, o chef é uma referência na gastronomia brasileira. Tanto que deu uma aulinha sobre alguns ingredientes para o experiente trio de jurados - Paola Carossella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça.

Sempre sorridente e muito calmo, Rodrigo Oliveira provou todos os preparos e rasgou elogios aos participantes. Izabel e Fernando - ela com um prato peixe e ele com um de carne seca - acabaram se destacando e conquistaram imunidade. No voto final, o chef convidado escolheu Fernando como o vencedor da prova. Na hora do trio de jurados escolher seus favoritos, a análise foi muito mais crítica. O prato de Lucas estava tão mal apresentado que Jacquin se negou a experimentá-lo. "Parece que você passou num buffet e colocou tudo que tinha dentro do prato", detonou Fogaça.

Tido como um dos favoritos da prova por ser o único nordestino ainda no programa, o baiano Cristiano - acreditem ou não - "esqueceu" de preparar um prato para os jurados e nem chegou a ser avaliado, indo direto para a prova de eliminação. "Bobeei feio", comentou. Enquanto isso, Aritana (a participante mais detestada nas redes sociais) foi bastante criticada pelo júri novamente, sendo eleita uma das piores, junto com Lucas. Já Raul e Jiang conquistaram imunidade depois de arrancar elogios dos avaliadores - principalmente a chinesa, que nunca havia feito uma farofa na vida, mas fez Paola, Jacquin e Fogaça suspirarem com a que serviu. "Se você tivesse entregue um prato cheio só com essa farofa, teria ganhado do Fernando", brincou Paola.

E Sabrina?? Ah, Sabrina... Sabe aquela participante que você sabe que é fraquinha, mas que nunca chega a ser a pior do episódio? Pois é, essa é Sabrina! Linda, simpática, querida nas redes sociais, mas que a gente tem certeza que nunca ganhará o programa, mas que continua torcendo pelo fato dela ser muito fofinha. Sabemos que esperamos só um deslize maior para ela cair de vez. E, novamente, eis que Sabrina vai direto para a prova de eliminação, agora com Lucas, Aritana, Cristiano e Marcos.

Desafiados por Erick Jacquin, os competidores deveriam apresentar um clássico da cozinha francesa: o suflê. Ele poderia ser salgado - cuja base é feita com creme bechamel - ou doce - com creme de confeiteiro. Mesmo já tendo passado por aulas com um patissier, nenhum deles optou pela sobremesa. Aritana arriscou num suflê de legumes e Lucas num de aspargos com uma gema confit e presunto cru. Com medo de inovar, Cristiano foi num tradicional de queijo. Enquanto Sabrina e Marcos escolheram preparar um suflê de espinafre com queijo.

O problema é que, apesar de parecer simples, o suflê é uma receita muito complexa, que depende da quantidade exata de ingredientes e do tempo preciso no forno para que ele possa crescer, ficando com uma crosta dourada em cima e molhadinho por dentro. O momento mais dramático da noite foi quando a apresentadora Ana Paula Padrão anunciou que faltavam 15 minutos para o fim da prova e NENHUM dos participantes havia levado o suflê ao forno - para ele ficar no ponto, é necessário um tempo de 18 minutos em forno médio.

Marcos Baldassari foi o décimo eliminado desta segunda edição. Episódio desta terça-feira bateu novamente a marca de 350 mil tweets durante transmissão
Enquanto os suflês de Sabrina, Cristiano, Lucas e Aritana começavam a ganhar forma no forno, o de Marcos não dava sinal de vida, provavelmente por causa do ponto errado da massa. Na avaliação final, Jacquin elogiou o sabor do suflê de Cristiano, dizendo que a receita lembrava a que a mãe dele, francesa, preparava. O baiano acabou sendo eleito o melhor da prova. Mesmo sem elogios, Sabrina (ufa) e Aritana (aff) também se livraram da berlinda. Sobrou para Lucas - que apresentou um suflê sem sal e com cheiro de ovo - e Marcos - que teve o sabor do creme bechamel bastante elogiado por Paola, mas que apresentou um suflê cru. "Como era a prova do suflê, sai quem não nos apresentou um suflê. E é você, Marcos", anunciou a chef.

Saída

Em conversa com a apresentadora Ana Paula Padrão, Marcos não conseguiu segurar o choro e se emocionou ao dizer que estava se despedindo de um sonho. "Minha eliminação foi justa, eu fiz um suflê e infelizmente ele não subiu. Eu me enrolei no tempo, precisava de mais uns 10 minutos e acabei não entregando um suflê, eu entreguei um creme", explicou, conformado.

Em entrevista ao portal da Band, o galã do reality contou que não esperava que fosse tão difícil cozinhar no programa. "A gente vê de fora, vi a primeira temporada, achei que ia destruir, mas não foi bem assim", lembrou aos risos. "Tive altos e baixos, mas acho que fui mediano. Talvez eu tivesse que ter entrado mais focado e estudado um pouco mais".

Marcos deixa a disputa pelo prêmio de R$ 150 mil para abrir seu próprio negócio, R$ 1 mil por mês durante um ano para compras em supermercado, um carro zero, uma bolsa de estudos na Le Cordon Bleu, em Paris, e o troféu de MasterChef. A final será exibida ao vivo em setembro.

Na próxima semana, viajarão para Manaus, onde terão que preparar uma refeição com ingredientes típicos da região a bordo de uma embarcação no Rio Amazonas. Na prova de eliminação, o desafio será preparar uma torta de maçã.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação