Diversão e Arte

Confira cinco jogos de videogame influenciados pelo cinema

postado em 30/07/2015 07:30
Doutorando em comunicação pela Universitat Pompeu Fabra (Barcelona), cineasta e gamer, o pesquisador de novas mídias Matheus Siqueira analisa cinco jogos de videogame influenciados pela linguagem cinematográfica:

The walking dead (por Telltale Games ; disponível em todas as plataformas e para iOS e Android também) ; O jogo mostra a vasta possibilidade de interação narrativa onde cada decisão muda todo o desenvolvimento do jogo, deixando cada experiência única. O jogo é divido em episódios com duração de um filme cada um (por volta de 90 a 120 minutos), o que o torna acessível para quem não conta com muito tempo para investir em um jogo. O game explora os mesmos temas das série homônima na AMC, mas aproveita os mecanismos lúdicos para dar um passo além da televisão e entregar ao jogador as consequências de suas decisões.



The last of us (por Naughty Dog ; PS3 e PS4) ; O Santo Graal da maturidade narrativa nos videogames. Apesar do formato mais linear, a desenvolvedora Naughty Dog aproveita a tecnologia de captura de movimentos para entregar atuações dignas de cinema, com uma temática mais adulta em um mundo onde os laços pessoais são dissolvidos pela condições duras da realidade. Esta é uma das cenas mais legais do jogo que aparece como um alívio em meio as outras que são bem mais intensas:

[VIDEO1]

Gone home (por Fullbright ; PC) ; Um dos jogos que entendem a plataforma como mais do que simplesmente entretenimento para abarcar temas antropológicos. Você volta de um intercâmbio na Europa para encontrar a sua casa vazia e toda sua família desaparecida, cabe ao jogador explorar cada ambiente, cada detalhe da casa para descobrir o que aconteceu. O jogador tem que criar sua própria versão do que aconteceu ao juntar esses fragmentos de história para desvendar o segredo.

[SAIBAMAIS]

This war of mine (por 11bit Studios ; PC e iOS) ; Um jogo que explora o outro lado da guerra: ao invés de ser um soldado que tem que matar o inimigo, você é apenas um civil preso no meio de uma guerra. Sem armas, sem comida e sem abrigo, você tem que guiar um grupo de pessoas para sobreviverem o máximo que conseguirem e, no processo, sentir sua incapacidade de mudar uma situação da qual você nunca pediu para fazer parte.

[VIDEO2]

Kentucky Route Zero (por Cardboard Computer - PC) - O que aconteceria se David Lynch fizesse um videogame? Você tem o resultado em Kentucky Route Zero, um jogo que explora o fantástico através da combinação da narrativa clássica americana (a peça A morte do caixeiro viajante), a distopia de Roy Andersson e influências sci-fi que se parecem com as de Andrei Tarkowsky.

[VIDEO3]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação