Diversão e Arte

Espetáculos teatrais se inspiram em bandas e cantores no roteiro

Invertendo a ordem de criação, as peças têm músicas e artistas como inspiração

Isabella de Andrade - Especial para o Correio
postado em 30/07/2015 10:18
Cena do espetáculo musical  'Across the universe', montagem brasiliense dirigida por Élia Cavalcante
Se a música pode enriquecer o teatro, o teatro também pode enriquecer a música. A junção entre boas canções e o desenrolar de diferentes histórias já é tradição conhecida dos espectadores de musicais. Para inverter a ordem tradicional de compor músicas que possam complementar as histórias contadas, surgem cada vez mais espetáculos biográficos, inspirados em grandes artistas e cantores, tais como Chacrinha, Tim Maia, Cazuza, Cássia Eller e os internacionais Beatles e Queen.

[SAIBAMAIS]O ator e cantor brasiliense Mateus Ribeiro iniciou sua carreira no teatro musical brasiliense e atualmente está na produção carioca de Chacrinha, o musical. Mateus acredita que as músicas do espetáculo fazem jus às versões originais e que os diretores costumam ter a preocupação de não se distanciar tanto das versões originais, que já costumam estar fixas na cabeça do público.

;Nesse tipo de musical é comum ver a plateia sempre cantando junto com os atores. O público gosta de ouvir aquela música que tanto ama e que envolve um lado emocional de lembranças e despertar de memórias para cada um;, declara o ator. No entanto, Mateus lembra a importância de se preocupar com a criação de um bom enredo, que faça com que as músicas sejam parte do espetáculo e contem a história tanto quanto os diálogos. ;Ela tem que ser um texto, que vai ser falado no lugar de ser cantado, e assim, deve ter uma importância igual a qualquer outra fala do espetáculo;, ressalta.

Versões


Rodrigo Karashima é músico diretor da banda que toca na versão brasiliense do musical Across the universe, com direção geral de Élia Cavalcante e que fez turnê por quatro capitais do país, desembarcando para sua última apresentação em Brasília, no dia 1; de agosto. O musical é inspirado nas canções dos Beatles. Karashima acredita que seja mais difícil criar histórias a partir de músicas que já existem, pois é preciso condicionar as narrativas às canções que farão parte do enredo.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação