Diversão e Arte

Programa Esquenta simula doação de brinquedos a crianças carentes

Rebeca Oliveira
postado em 11/08/2015 12:01
Programa dominical com apelo popular e apresentado por Regina Casé, o Esquenta passou por uma saia justa no último domingo (9/8). Uma das convidadas da plateia afirmou que recebeu brinquedos dos convidados e artistas que participaram da atração mas que, na sequência, precisou devolvê-los.
;No início, a produção entregou brinquedos para as crianças, somente para fingir que os levamos para fazer a doação. Depois, pediram para devolvermos os brinquedos colocando-os em um baú;, afirmou uma das convidadas, segundo nota divulgada pelo colunista Fernando Oliveira, da Folha de S. Paulo.

O Correio entrou em contato com a produção da Rede Globo e a emissora respondeu que os brinquedos eram emprestados e representavam um ;ato simbólico;. A plateia, em parte, era composta por crianças adotadas. Segundo o canal, o público foi convidado e não eram os menores carentes que receberiam a doação dos brinquedos, contrariando a informação de que o Esquenta ;tomou; os brinquedos de crianças necessitadas.

A emissora garantiu que a entrega das doações foi realizada, mas se recusou a divulgar o nome da instituição agraciada com os presentes.

Farsa?
[SAIBAMAIS]Em novembro do ano passado, Regina Casé e o Esquenta foram envolvidos em outra polêmica. Casé foi acusada de ;farsante; por Maria de Fátima Silva, mãe do dançarino Douglas Rafael.

DG, como era conhecido, foi assinado em abril do mesmo ano em uma operação policial na favela carioca Pavão-Pavãozinho. Ele era um dos dançarinos do programa dominical. Sete meses depois do crime que chocou o país, Fátima foi convidada a participar do Esquenta.

Pouco tempo depois, a mãe do jovem alegou que se sentiu mal tratada pela produção, acusando Regina de ser ;uma farsa;. ;O único local que a gente podia circular era o salão de beleza, que foram me oferecer unha e cabelo. Eu estava há 80 horas sem dormir, ia querer saber de fazer unha e cabelo? Eu queria uma solução imediata para que esclarecessem a morte do meu filho. (...) A Regina Casé é uma farsa, uma artista. Ela é uma mentirosa;, desabafou a mãe do jovem durante participação na Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça (SerNegra).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação