Diversão e Arte

Em cartaz na Caixa, espetáculo 'Kindembu' resgata música afro-brasileira

O musical será exibido hoje, às 20h, com participação de integrantes dos cinco maiores blocos afros do país

Adriana Izel
postado em 12/08/2015 07:32
Os cinco maiores blocos se reúnem para celebrar o cancioneiro afro em Kindembu
A valorização da música afro-brasileira é o grande mote do espetáculo cênico Kindembu, que será apresentado hoje, às 20h, na Caixa Cultural (Setor Bancário Sul). O musical dirigido pelo baiano Elisio Lopes Jr. é uma união do tradicional com o contemporâneo. ;A ideia é mostrar que as canções de matriz afro e religiosa transitam pelos anos;, explica o diretor teatral.

A estreia foi em Salvador, e Brasília será a primeira cidade fora da Bahia a receber o musical, que circulará pelo país nos teatros da Caixa Cultural. A diferença é que na cidade baiana o musical contou com 200 artistas, já a versão que rodará o Brasil contará com uma equipe mais enxuta para viabilizar as viagens: serão 62 artistas.

[VIDEO2]
[SAIBAMAIS]Kindembu reúne integrantes dos cinco maiores blocos afros do país: Afoxé Filhos de Gandhy, Cortejo Afro, Ilê Aiyê, Malê Debalê e Muzenza. Eles representam a ancestralidade da música, já que todos têm como característica a manutenção da essência das canções afros. Além dos blocos, o musical conta com bailarinos e músicos convidados. ;Fizemos um espetáculo de uma maneira moderna sem perder a matriz. É bonito, por exemplo, ver o desdobramento da rainha dos blocos afros, a deusa do Ébano, misturada a referências contemporâneas;, afirma Elisio Lopes Jr.

[VIDEO1]
Os convidados mudarão de acordo com a localização. A decisão pela alteração dos artistas considerados contemporâneos é uma forma de empatia com as cidades por onde o Kindembu passar. A escolha pelos músicos é simples: a produção busca artistas negros que estão fazendo música moderna. Na capital, o musical receberá participação especial de Ellen Oléria, Dhi Ribeiro, Teresa Lopes, Japão e o grupo Filhos de Dona Maria. ;O bacana é que não temos uma limitação de linguagem. Em Brasília, teremos sambistas, rappers... O importante é ter uma identificação com a música afro;, defende.
Kindembu
Hoje, às 20h, na Caixa Cultural (SBS, Qd. 4, Lt. 3/4). Espetáculo cênico-musical dirigido por Elisio Lopes Jr. com Afoxé Filhos de Gandhy, Cortejo Afro, Ilê Aiyê, Malê Debalê, Muzenza e os convidados Ellen Oléria, Dhi Ribeiro, Teresa Lopes, Filhos de Dona Maria e Japão. Ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Não recomendado para menores de 18 anos.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação