Diversão e Arte

Há 25 anos, o blues perdia Stevie Ray Vaughan, uma das figuras icônicas

Com a recente morte de B.B. King, gênero busca nomes e grupos relevantes para se renovar

postado em 27/08/2015 07:32
Com a recente morte de B.B. King, gênero busca nomes e grupos relevantes para se renovar
Em 3 de fevereiro de 1959, um avião de pequeno porte caiu próximo da cidade de Clear Lake, Iowa. A bordo da aeronave, estavam Buddy Holly, Ritchie Valens e J.P. Richardson, todos mortos no acidente. Devido às incríveis perdas para a comunidade artística, o episódio ficou imortalizado na música American pie, de Don McLean, como ;o dia em que a música morreu;.

Trinta e um anos depois, em circunstâncias parecidas, a música ; mais precisamente o blues ; voltaria a sofrer um golpe mortal, com a morte do guitarrista Stevie Ray Vaughan. Em um dia nublado de 27 de agosto de 1990, após se apresentar com Eric Clapton na cidade natal de Vaughan ; East Troy, Wisconsin ; o guitarrista de blues e mais três integrantes da equipe de Clapton seguiram de helicóptero para Chicago. Devido às péssimas condições climáticas, a aeronave colidiu com uma colina no início da madrugada, matando todos a bordo instantaneamente. À época do acidente, o guitarrista estava em uma espécie de turnê de redenção, tentando se recuperar do vício do álcool e das drogas.

Enquete: Qual é o seu guitarrista preferido?


Tão lamentável quanto a perda da vida de um homem que buscava reencontrar o seu caminho é a perda do músico que, depois de B.B.King e Eric Clapton, foi o grande embaixador do blues no mainstream nos anos 1980. Desde que o disco de estreia, Texas flood, foi lançado em 1984, a destreza técnica de SRV foi notada, colocando o músico na categoria de ;guitar hero;, ao lado de outros grandes guitarristas da época, como Eddie Van Halen, Steve Morse, Mark Knopfler, Joe Satriani, entre outros. ;Já em 1989, a reputação de Stevie era tal que o seu nome era mencionado ao lado de gente como Jimi Hendrix como um dos melhores guitarristas de todos os tempos;, escreveu a revista Ultimate Classic Rock.

O músico brasiliense e entusiasta do blues, André Garotti, faz coro às comparações entre Vaughan e Hendrix: ;Se há um guitarrista que fez pelo blues nos anos 1980, o que Hendrix fez pelo rock nos anos 1960 e Jimmy Page pelo hard rock nos anos 1970, este foi Stevie Ray Vaughan. Apesar de todas estas influências, Stevie sempre manteve uma voz própria usando seu instrumento, sendo que é difícil escutar uma nota sequer de suas gravações e não saber imediatamente quem está tocando;, analisou.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação