Diversão e Arte

Leia a crítica de Tô na vida, novo disco da cantora Ana Cañas

Pela primeira vez, ela assina todas as composições de um álbum

Rebeca Oliveira
postado em 31/08/2015 07:33
Em quarto disco solo, Ana Cañas apresenta veia roqueira
Em Tô na vida, pela primeira vez, Ana Cañas assina todas as composições de um álbum. Mais que isso: após um toque da amiga Marina Lima, privilegia a melodia, mesmo fazendo rock;n;roll. Na maioria das letras, fala de amor. Ana afirma ter, finalmente, encontrado a essência da música que faz. Neste caminho de autodescobertas, a cantora teve grandes aliados e se cercou de artistas experientes.

O primeiro deles foi o namorado Lúcio Maia, do Nação Zumbi, que produziu o CD e também toca violão e guitarra. Mario Caldato, produtor brasileiro por trás de famosos álbuns dos Beach Boys, foi o responsável pela mixagem. O amigo Arnaldo Antunes empresta a poesia e coassina Tô na vida, Um dois um só e Madrugada quer você. A lista de parceiros é extensa e culminam na banda base, formada por Fábio Sá e Betão Aguiar (baixo), e Marco da Costa (bateria). Nos teclados, um convidado ilustre: Marcelo Jeneci.
[VIDEO1]
Toda a performance dos músicos foi gravada ao vivo, sem cortes e edições, conferindo uma atmosfera analógica ao projeto que conversa com a sonoridade setentista, à moda de Neil Young e Jimi Hendrix. ;Com a tecnologia que dispomos hoje, dá para fazer um frankenstein com uma música. Aparentemente, qualquer um pode gravar um disco. Mas, no rock, a vibe é muito importante. Não consigo pensar em uma banda nos anos 1970 gravando cada instrumento separadamente;, afirma. ;Como sou bicho de palco, gosto de ter músicos tocando ao meu lado, botando para foder. Nossa viagem não é a do perfeccionismo, mas da alma. Os músicos que me acompanham também precisam se expressar;, confessou a cantora, em conversa com o Correio.
O disco pode não ser o álbum definitivo de Cañas, pois ainda apresenta certa irregularidade. Sobretudo em alguns versos, que trazem combinações simplórias, por vezes ingênuas a alguém com posições tão fortes quanto as dela. No entanto, a situa num lugar de destaque e pode ser um dos mais interessantes na safra da música brasileira desse ano.
Tô na vida
Novo disco de Ana Cañas. Slap/ Guela Records, 14 faixas. Preço médio: R$ 24,90.
***

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação