Diversão e Arte

Saiba por que a Suécia é a terra do pop

Os escandinavos estão por trás dos principais hits das últimas décadas

postado em 28/09/2015 11:31

Taylor Swift teve nove das 13 músicas de seus discos produzidas por suecos
Taylor Swift é a artista pop mais bem-sucedida do momento. Sua atual turnê, muito comentada na internet pela quantidade e pela qualidade de convidados que têm dividido o palco com a loira, já arrecadou mais de US$ 90 milhões. Ela é figurinha carimbada nos tradicionais talk shows americanos, cada tuíte digitado por ela é microscopicamente analisado e decifrado e, recentemente, o cantor Ryan Adams gravou um álbum só de covers de músicas da americana.

Todo esse sucesso, não tão recente, é impulsionado pelo último disco de Taylor, 1989, lançado em outubro de 2014. Apesar de parecer impossível escapar da presença da cantora em redes sociais e sites de cultura pop, o que pouco se comenta é que, das 13 faixas do último trabalho, nove foram compostas ou coproduzidas por profissionais da Suécia.
[SAIBAMAIS]
Além disso, há a presença de compositores e produtores suecos em alguns dos maiores sucessos da música pop das últimas décadas, desde I want it that way, dos Backstreet Boys, passando por Since u been gone, de Kelly Clarkson, até Hot n cold, de Katy Perry, para citar apenas alguns. Sim, o país tradicionalmente famoso pelas suas belas loiras, pelo hóquei no gelo, por ser a terra do grandalhão Zlatan Ibrahimovic, do ABBA e do Roxette, pode agora ser oficialmente reconhecido, também, como a terra de onde sai o melhor da música pop.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

[VIDEO1]

[VIDEO2]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação