Diversão e Arte

Grupos do DF de dança de rua se destacam nacional e internacionalmente

A capital federal é conhecida por formar dançarinos e coreógrafos, que fazem sucesso pelo Brasil e lá fora

postado em 13/10/2015 07:31
Integrantes da companhia Tribo tem que sair de Brasília para se destacar no cenário da dança nacional
Brasília tem sido palco do crescimento de companhias de danças urbanas. A capital tem grupos influentes que participam de competições dentro e fora do Brasil com esse estilo de música. As companhias de coreografias de rua de Brasília atuam em diversas vertentes como street jazz, wacking, hip-hop freestyle e stiletto. O mercado brasiliense para os dançarinos, porém, é ainda pequeno.

[SAIBAMAIS]O grupo brasiliense Tribo Companhia de Dança existe há 17 anos. Tudo começou quando a coreógrafa Roberta Marques precisou fechar sua academia de dança e Wesley Messias, ensaiador, decidiu continuar com a companhia dando aulas e ensaiando crianças. Desde então, o Tribo Cia vem trilhando um caminho próprio.

A base de estilo da Tribo é street jazz, entretanto, Wesley estudou nos Estados Unidos e na Europa modalidades como street dance, ragga e break para ampliar os gêneros de perfomance. ;Todos os estilos de danças urbanas incorporadas formam a dança contemporânea de rua;, explica o coreógrafo.

A Tribo Cia, apesar de ser influente na dança urbana da capital, tem como objetivo não as competições e batalhas, mas sim os espetáculos. ;Alguns dos meus alunos cantam, além de fazer as performances. Então eu os encaminho para os musicais em São Paulo e no Rio de Janeiro. Alguns saem do país, outros são coreógrafos;.

Apesar de ter grupos como a Tribo Cia que tornam a capital federal referência na dança urbana, o mercado na capital tem pequenas dimensões. ;O mercado em Brasília é pequeno e geralmente prepara os bailarinos para fora. Aqui não tem cantores e gravadoras. Isso só existe em São Paulo e no Rio de Janeiro;, explica o coreógrafo, que classifica a cidade como um bom preparatório.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação