Diversão e Arte

Banda instrumental Funqquestra lança o primeiro disco da carreira

Álbum homônimo contém sete faixas, sendo cinco autorais inéditas e duas divulgadas no YouTube: 'Canguru' e 'The five people you meet in heaven'.

postado em 14/10/2015 07:33
A Funqquestra mistura jazz, soul, funk e MPB no mesmo caldeirão de uma maneira muito livreHá três anos no cenário brasiliense, a banda instrumental Funqquestra lança o primeiro disco no projeto Para sempre Dominguinhos, entre 28 e 30 de outubro, no Clube do Choro. Produção independente, o álbum homônimo contém sete faixas, sendo cinco autorais inéditas e duas divulgadas no YouTube: Canguru e The five people you meet in heaven. ;A gente sempre fez tudo com o nosso esforço e com a ajuda dos fãs;, explica Bruno Gafanhoto, baterista e compositor. A banda também produziu novos videoclipes, o primeiro será disponibilizado no dia 13.

A Funqquestra mistura jazz, funk, soul e MPB para desenvolver um ritmo que explora as potencialidades sonoras dos instrumentos metálicos, eletrônicos e de percussão. Aproxima os conceitos de diversão e de orquestra, como o próprio nome da banda indica. ;A gente quer tirar esse estereótipo um tanto elitizado da música instrumental e ressuscitar sua origem, que está nas ruas, num som do povo;, explica Bruno.

Composta por cinco instrumentos diferentes ; baixo, guitarra, teclado, trompete, sax e trombone ; e duas baterias, o que para alguns pode parecer supérfluo, na visão de Bruno é um multiplicador de sonoridades. ;As duas baterias podem tocar igual ou dividir o groove. Uma segue a partitura e a outra improvisa. Durante o show, uma pode parar e a outra continuar do outro lado do palco. Até mesmo visualmente a disposição fica muito interessante;, explica. A maior dificuldade, segundo ele, é alcançar a sintonia entre os bateristas, que precisam se ouvir e se entender muito bem.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação