Diversão e Arte

Clube Leia Mulheres amplia e dissemina a leitura de produções femininas

A versão brasiliense do projeto britânico foi criada pelas amigas Mariana de Ávila e Patrícia Rodrigues

Adriana Izel
postado em 14/10/2015 07:34
Patrícia Rodrigues e Mariana de Ávila escolheram 'Cinderela chinesa' para primeira edição; agora, é a vez de livro 'Hibisco roxo'Desde a criação no ano passado, o clube de leitura Leia Mulheres tem como principal objetivo disseminar a leitura de produções femininas. O projeto nasceu de uma iniciativa da escritora britânica Joanna Walsh, que propôs um programa que teria como foco ler e discutir apenas obras escritas por mulheres por meio da hashtag #readwomen2014. Essa foi a forma que ela encontrou de trazer à tona a desigualdade de gênero na literatura.

Inspiradas na iniciativa da britânica, as brasileiras Juliana Gomes (consultora de marketing), Juliana Leuenroth (jornalista) e Michelle Henriques (transcritora) criaram o clube de leitura Leia Mulheres, em fevereiro deste ano, no Brasil. O primeiro encontro ocorreu no mês de março, em São Paulo. O sucesso foi tão grande que o projeto já percorreu várias cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte, até chegar a Brasília em setembro.
[SAIBAMAIS]
A versão brasiliense foi criada pelas amigas Mariana de Ávila e Patrícia Rodrigues, ambas jornalistas, que entraram em contato com as idealizadoras do projeto original. Após uma boa primeira edição, Leia Mulheres Brasília segue para a segunda edição que será realizada amanhã, a partir das 20h, na Livraria Cultura, do Casa Park (Park Sul). ;Muita gente acabou aparecendo no Sebinho (local da estreia). Teve gente que conseguiu ler o livro a tempo, outras pessoas não. Mas foi bacana a participação;, conta Mariana de Ávila.

Se na primeira edição a escolha foi por Cinderela chinesa, da escritora chinesa Adeline Yen Mah, agora a dupla debaterá com os presentes a obra Hibisco roxo, da nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, um dos grandes nomes da literatura africana atual. ;Esse livro entrou no debate da primeira edição. Falamos muito dele, então acabou saindo naturalmente esse nome. Para as próximas edições, estamos criando um sistema de votação pelo grupo no Facebook, o que facilita a participação no clube de leitura. Em novembro, por exemplo, já está decidido que é O sol é para todos, de Harper Lee;, adianta Mariana.

Leia mulheres
Livraria Cultura (Casa Park ; SGCV, Lt. 22). Amanhã, às 20h, debate sobre o livro Hibisco roxo, de Chimamanda Ngozi Adichie, com mediação de Mariana de Ávila e Patrícia Rodrigues. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Pelo Brasil


São Paulo
O projeto começou na capital paulista em março deste ano. O próximo encontro está marcado para 27 de outubro, às 20h, na Livaria Blooks, no Frei Caneca Shopping. O livro escolhido é Frankestein, de Mary Shelley.

Rio de Janeiro
Na cidade maravilhosa, o clube de leitura se reúne todo mês. Em outubro, o debate está marcado para o dia 14, às 19h30, no Blooks Livraria, em Botafogo. A obra Redoma de vidro, de Sylvia Plath, será o tema.

Porto Alegre

A cidade recebe a terceira edição em 31 de outubro, às 16h, na Biblioteca Municipal Josué Guimarães. O livro tema é As parcerias de Lya Luft.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação