Diversão e Arte

Francisco K lança livro de poesias hoje no Senhoritas Café

Poemas compõem livro inventivo e arriscado com temas ligados à política e estranhamento

postado em 15/12/2015 07:35
Poemas compõem livro inventivo e arriscado com temas ligados à política e estranhamento
No mês que completa 25 anos da estreia com o livro Aresta/ Hagoromo, o poeta Francisco K lança o sétimo livro, Error, hoje, no Senhoritas Café, às 19h. A nova publicação apresenta três poemas ; textos estranhos, segundo o autor ; e difíceis de classificar: ;Erros, Sublevação e Samba;.

A obra é continuidade de uma tendência recorrente em livros de Francisco K, que é a dos poemas como-que-longos ; a exemplo de textos como ;Hagoromo;, ;Pierrô alunicado; e ;Poesia aporia;. Error é, de acordo com o poeta, a descida aos infernos em um plano sequência fragmentário ;ou simples caminhada;.

Em ;Sublevação;, Francisco consultou os manuais de Marighela e outros cadernos para trazer à tona um lado diferente da guerrilha. Já o poema ;Samba; traz uma épica e marcante problemática, que é a radicalização do método de colagem e, nesse contexto criativo, a inspiração vem de Joaquim de Sousândrade, Walter Benjamim, S.M. Eisenstein, de pós-tropicalistas e de Jean-Luc Godard.

;Error é, sem dúvida, o livro mais inventivo e arriscado, potencialização da poesia do estranhamento. Profundamente metalinguístico, cinematográfico e político. (;) Essa obra exige de nós uma leitura atenta e experimental;, diz Lurya Nascimento no prefácio.

Francisco explica que a política é um tema que une os poemas, mas aparece mais como uma problematização. A forma inventiva dos versos também seria uma singularidade e um ponto de aglutinação.
;Existe o conceito de invenção, um texto que foge do gênero desconhecido. Teria um pouco essa pretensão.

O apelo visual existe, mas não é o tema central. Acho que é um livro que segue um caminho que não é o da poesia concreta. Nunca me senti pertencente a essa corrente;, comenta. ;Meus poemas vão para um terreno que não é o da poesia concreta. O que faço, de certa forma, é brincar com essa ideia. Trabalhar com essa ideia de épica desconstrutiva;, completa, ao concluir que, no primeiro livro, ficaram latentes vários caminhos que se desdobraram depois. ;É um livro que tem muita diversidade de caminhos e elementos da invenção. Não acredito no novo absoluto.;
Error
De Francisco K. Siglaviva, 80 páginas. hoje, às 19h.
Senhoritas Café - CLN 408, bloco E, lojas 42/52 | Asa Norte. Entrada franca. Valor do livro: R$ 25.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação