Diversão e Arte

Canais no Youtube ensinam jovens a escrever livros e divulgam resenhas

Tendência se espalha pela rede com dicas que vão desde a leitura até a produção

postado em 02/01/2016 07:30
Escritores iniciantes e estudantes que pretendem investir numa carreira literária ganharam mais um aliado: o YouTube. A rede social oferece canais especializados em literatura e vem atraindo público com idade de 13 a 25 anos.

Canais como Cabine Literária, Literatortura, Respira Mariana e Minha Estante, são responsáveis pelo aumento do interesse dos jovens pela literatura. Os vlogs fazem resenhas e críticas de livros, além de indicar escritores e até dar dicas de escrita para os que pretendem publicar suas próprias obras no futuro.


Cabine literária tem mais de 123 mil inscritos

Gustavo Magnani, fundador do canal Literatortura, também é um incentivador da leitura por meio de seus vídeos que impulsionam os jovens a ler e escrever mais. Segundo o vlogueiro, a existência de canais literários é de muita importância e tende a crescer. ;Com o iminente desaparecimento (ou encolhimento) da ;crítica especializada;, a tendência é que os canais se tornem, cada vez mais, a principal forma de contato entre público e formadores de opinião;, explica.

Geração Harry Potter
O canal Cabine Literária foi criado em 2010 por Danilo Leonardi, que buscava motivação para ler mais. Hoje, o vlog tem mais de 120 mil inscritos. ;O público é bem diverso e jovem. É a geração órfã de Harry Potter que ficou aficionada por leitura;, conta Danilo ao Correio.
O fundador do canal acredita que vlogs como o seu incentivam a leitura. ;Os canais de literatura vão ficar na sessão de educação do Youtube. Com isso, a gente visa tentar abraçar muito mais essa causa de incentivo à leitura e trazer vídeos que expliquem mais clássicos e escolas literárias;, explica Danilo.


Paixão por leitura
Mariana Gastal, brasiliense de apenas 23 anos, comanda o canal Respira Mariana e teve a ideia por querer compartilhar sua paixão pela leitura. Com um público jovem, de 18 a 24 anos, Mariana acredita que tem incentivado a leitura ;muita gente comenta que começou a ler de verdade quando começou a assistir os vídeos;, explica.
Em seus vídeos, a jovem estimula a leitura de clássicos e dá dicas para aqueles que tem medo de livros maiores. ;Eu sempre quis desmistificar a coisa da leitura de livros grandes e chatos. Você não tem que ter medo de livros grandes. Quero quebrar essa ideia;, conta Mariana ao Correio.


Vídeos divertidos
O canal literário Minha Estante começou como um blog em 2010 e passou para o YouTube somente em 2012. Com um público também jovem, de idade entre 12 e 24 anos,
o proprietário, Bruno Miranda,
também escritor, é famoso no meio pelos vídeos divertidos.
Com mais de 138 mil inscritos no canal, Bruno conta que as pessoas encontram nos youtubers literários amigos. ;Assim como eu não tinha ninguém para conversar sobre livros, quando descobri a paixão pela leitura, muita gente encontra nos vlogueiros literários, amigos que compartilham a mesma paixão.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação