Diversão e Arte

Batalha de rap recebe meninas da capital

Garotas de Brasília fazem rap independente e lutam por mais espaço no circuito

Morena Mascarenhas - Especial para o Correio
postado em 26/01/2016 08:59

Garotas de Brasília fazem rap independente e lutam por mais espaço no circuito
;As minas chegam no movimento, no empoderamento, mostrando que além de corpo tem talento;, brinca a MC Dihéssika Wendy, organizadora da Batalha das Gurias, evento que acontece periodicamente na praça do Museu da República. Versos que falam sobre liberdade de expressão, igualdade de gênero e respeito, dão a letra nas rimas improvisadas.

Criado em 2013, o evento nasceu para dar voz às meninas que gostam de rimar, mas que encontravam pouco espaço ou impedimentos para participar de ;duelos; do meio masculino. Segundo as irmãs ; como se tratam ;, ainda há preconceito sobre a participação de garotas nesse tipo de evento e a Batalha das Gurias foi a maneira encontrada para mudar esse panorama.

;Dá pra sentir a diferença no tratamento entre homens e mulheres. Ainda há preconceito. Sempre há piadinhas do tipo: ;O que uma mina está fazendo em uma batalha de MCs?;;, comenta Dihéssika Wendy.

Resposta a esse tipo de comentário a garota também dá em versos: ;Se acha que só os mano pode mandar? Ta errado, as mina chega logo é pra peitar, pra mostrar pra vocês que já passou a era masculina, agora mano, é a vez das mina!”.

O evento independente já teve 10 edições. Cada batalha tem duração de 10 minutos e as participantes têm que improvisar rimas em rodadas que variam de oito a quatro versos. Os jurados e a plateia dão as notas que levam em consideração o tema escolhido, qualidade dos versos, desenvolvimento e criatividade. Para participar é só se inscrever no local da batalha, antes das disputas começarem.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação