Diversão e Arte

Lygia Fagundes Telles é indicada pela UBE ao Nobel de Literatura

A União Brasileira de Escritores enviará o nome da escritora para à Academia Sueca

Adriana Izel
postado em 03/02/2016 15:49
A União Brasileira de Escritores enviará o nome da escritora para à Academia SuecaA paulista Lygia Fagundes Telles, 92 anos, será indicada pela União Brasileira de Escritores (UBE) para o Prêmio Nobel de Literatura de 2016. De acordo com informações da UBE, o nome da escritora foi enviado, nesta quarta-feira (3/2), para à Academia Sueca, responsável pela premiação. Isso não garante o nome de Lygia entre os indicados. O anúncio oficial dos concorrentes ao Prêmio Nobel de Literatura será divulgado em outubro em Estocolmo, na Suécia.

Ainda, segundo a associação UBE, a escolha por Lygia foi feita por unanimidade. ;Lygia é a maior escritora brasileira viva e a qualidade de sua produção literária é inquestionável;, comenta Durval de Noronha Goyos, presidente da entidade em comunicado oficial.

Lygia Fagundes Telles é autora de grandes obras como As meninas (1973) e Invenção e memória (2000), ambas agraciadas com o Prêmio Jabuti. Seus livros foram traduzidos em várias línguas, entre elas, espanhol, inglês, francês, espanhol e tcheco, além de terem sido adaptadas para o cinema, o teatro e a televisão. É vencedora do Prêmio Camões 2005 pelo conjunto da obra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação