Diversão e Arte

O nascimento de uma nação pode representar a diversidade em Hollywood

Filme de Nate Parker fez barulho ao ser exibido em Sundance

postado em 09/02/2016 07:30

Cena de O nascimento de uma nação: um grito de liberdade de Nate Parker

O drama épico O nascimento de uma nação, de Nate Parker, chegou, em janeiro passado, ao tradicional festival de Sundance (EUA) como um furacão. Além de ser o filme mais aguardado da competição, a película conquistou aplausos e saudações antes mesmo de ser exibido. O motivo? A produção explora a vida de um dos principais nomes na luta contra a escravidão e tem um dos elencos mais diversificados do ano.

O cineasta de primeira viagem conquistou a admiração do público e do júri parcialmente pelo sacrifício necessário para fazer o filme. Nos últimos sete anos, Parker tentou angariar os fundos necessários para trazer às telas a história de Nat Turner e da rebelião liderada por ele na Virginia em 1831. Parker se recusou a participar de outros projetos enquanto não conseguisse o financiamento necessário para as filmagens.

O nascimento de uma nação entrega de maneira brutal e corajosa a condição como os escravos eram tratados durante aquele período histórico. Parker, além de comandar a direção, assume o papel de Turner, em uma performance amplamente elogiada pela crítica internacional. O elenco também conta com Aja Naomi King, Aunjanue Ellis, Armie Hammer e Jackie Earle Haley

[SAIBAMAIS]As reações nas redes sociais confirmam a empolgação com a película. O fato de que um diretor negro foi capaz de superar todas as dificuldades de tocar um projeto de US$ 10 milhões que vai contra o que há de mais popular na indústria, fez com que crítica e público comemorasse o sucesso do longa com euforia.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação