Diversão e Arte

Pequenos bares resistem e apresentam uma programação cultural diversificada

Mapeamento feito pelo Correio constatou que esses palquinhos têm se transformado em alternativa para quem quer mostrar trabalho autoral ou de intérprete

Irlam Rocha Lima
postado em 20/03/2016 07:45
O Cais Trio É formado por Leonel Laterza, Daniel Backer e Paulo André
Nem mesmo os rigores da Lei do Silêncio têm impedido a abertura de novos espaços para a apresentação de artistas da cidade. Pequenos palcos em bares e restaurantes vêm acolhendo cantores, instrumentistas e grupos de diferentes segmentos musicais, protagonistas de programação variada que abrange praticamente toda a semana.

Mapeamento feito pelo Correio constatou que, em diversos pontos da capital, esses palquinhos têm se transformado em alternativa para quem quer mostrar trabalho autoral, ou de intérprete, e que, em alguns casos, vê dificultado o acesso às casas noturnas, teatros e locais que costumam reunir grandes plateias, como ginásios e arenas.

É na Asa Norte que atualmente há uma maior concentração dos, digamos, redutos dos ;sem palcos; em Brasília. Alguns deles abriram as portas recentemente, com o é o caso do restaurante Vila Esperança ; especializado em polpetone ;, na SCLN 104, que desde a inauguração vem promovendo shows, a partir das 19h, às quartas e às quintas.

A Bartô Blues Band, liderada pelo vocalista e guitarrista Bartô Blues, que costuma prestar tributo aos consagrados Eric Clapton, Jolly Rocker, Will Jackson e Raul Seixas, é a atração das quartas-feiras. Às quintas, a cantora Myriam Greco, acompanhada pelo violonista Régis Torres, reverencia mestres da MPB, da importância de Tom Jobim, Chico Buarque, Gilberto Gil e João Donato.

Outro local na Asa Norte que vem prestigiando os músicos brasilienses é o restaurante e pizzaria Chão de Estrelas (SCLN 302) que já há alguns meses, em seu subsolo, tem apresentado shows de estilos musicais diversos, de terça-feira a domingo. ;Nossa programação é variada, em termos de atrações, mas há uma opção por músicos que fazem um som mais dançante, sempre a partir das 21h;, explica Lúcio Gomes, um dos sócios da casa. ;Estamos acertando a vinda de artistas consagrados nacionalmente, para shows;, acrescenta.

Márcia Ayalla privilegia ritmos nordestinos às terças-feiras no Chão de Estrelas; o Duo Infinity toca MPB na quarta, enquanto a banda DDR relembra a Jovem Guarda, às quintas. Quem estreou ali na sexta-feira (12) foi o grupo Sabor de Cuba, que levou para o Chão de Estrelas a rica e caliente mistura rítmica da ilha do Caribe. Já o Trio Saculejo está à frente do forró aos domingos ; mas aí com início às 17h.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação