Diversão e Arte

Pop brasileiro passa por momento de modernização

Com produções aos moldes internacionais, o estilo passa por transformação e reúne artistas de várias vertentes em um grande caldeirão de ritmos

postado em 02/04/2016 07:34

[VIDEO1]

Anitta, Wesley Safadão, Lucas Lucco, Luan Santana, MC Bin Laden, MC Biel, Karol Conká, Valesca Popozuda, Wanessa, Projota, Nego do Borel e as bandas Uó, Dream Team do Passinho e Vingadora. O que todos esses artistas têm em comum? Além de serem todos músicos famosos, hoje eles dividem as atenções na chamada música pop brasileira. Há alguns anos, o pop no Brasil era sinônimo de algo mercadológico, utilizado apenas pela indústria fonográfica, e tinha raízes no rock;n;roll popularizado por Elvis Presley nos anos 1950. Celly Campello, os integrantes da Jovem Guarda e grupos como Jota Quest fizeram parte durante muito tempo da classificação em torno do pop brasileiro. Hoje, a categoria no país serve para classificar tudo aquilo que atinge a massa, o chamado mainstream.

;Entendo como pop toda música que atinge um grande público, principalmente o mais jovem. O gênero brasileiro sempre veio inspirado nos Estados Unidos, como uma onda do modismo, da juventude e agora da diversidade. O pop hoje é sertanejo, funk, rap, rock, gospel, além de americano. Ele abrange vários gêneros. Não existe nada mais pop do que Wesley Safadão, Luan Santana e Anitta;, analisa o crítico musical Ricardo Cravo Albin, responsável pelo Instituto Cravo Albin e autor do Dicionário Cravo Albin da Música popular brasileira. O musicólogo ainda completa ao dizer que a classificação em torno do pop representa exatamente a origem da palavra: o que é popular.

MC Biel


O novo pop brasileiro se consolidou, principalmente, por conta de algumas influências internacionais. O sertanejo e o funk possuem hoje grandes produções em torno dos shows e das gravações de clipes. ;A música americana é referência no planeta todo. Eles são inspirações, mas o funk representa muito bem a música pop nacional sem deixar a desejar no quesito produção e criatividade;, comenta o cantor Rafael Mike, integrante do grupo Dream Team do Passinho, que chamou atenção após lançar os clipes Vida (em parceria com Ricky Martin) e De ladin.

Mares diferentes

Anitta é um exemplo de artista que bebe da fonte norte-americana. Recentemente, trabalhou com o diretor de arte queridinho de Madonna, Giovanni Bianco, durante o clipe Bang, de seu mais recente disco, que tem referências de diversos estilos e tem sido definido pela crítica especializada como o material mais pop da carreira da artista. ;Eu me considero uma cantora que está tentando, e talvez conseguindo, mostrar cada vez mais que é possível navegar em mares diferentes. Sempre quis poder cantar de tudo;, explica a artista.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação