Diversão e Arte

Samba demonstra versatilidade ao se misturar com outros ritmos

Novas gerações dão tom ao som genuinamente brasileiro: influências transitam entre samba-canção, samba-funk e samba-de-terreiro

postado em 02/04/2016 07:36

Mumuzinho: temas contemporâneos com influência da malandragem

O samba passou por grandes transformações ao longo das décadas. A versatilidade do batuque de influência dos terreiros de candomblé tem como uma de suas principais caraterísticas a resistência intimamente ligada à sua raiz histórica repleta de simbologia. ;O samba é um tecido aberto, é um espaço de experimentações estéticas. As releituras são necessárias, mas os rompimentos, invenções e criações é o que fazem com que ele permaneça uma força vital. Ele é muito mais do que um estilo musical, é mais que um gênero. É uma expressividade estética e uma modalidade de pensar a vida;, ressalta o filósofo e historiador, Wallace Lopes Silva, organizador da obra Sambo, logo Penso (Hexis Editora, 176 págs, R$ 49,90), que reúne ensaios filosóficos sobre as matrizes do ritmo.

Segundo o especialista, as novas gerações que se dedicam ao samba costumam seguir dois caminhos musicais: o que mantém as influências do chamado samba de raiz, e outros trabalhos que mesclam o ritmo a outras sonoridades ; como pagode, funk e MPB. Uma das combinações mais comuns no circuito comercial, o pagode tem mantido seu espaço. ;O pagode sofre variáveis de outros estilos. Há pagodes com influência do funk e da própria música eletrônica. Essa vertente é uma das possibilidades que podem se misturar ao samba;, destaca o filósofo e historiador.

Nomes como Thiaguinho e Mumuzinho estão entre os nomes recentes que encontraram na fusão um nicho de trabalho explorado na década de 1990 com bandas como Molejo, Exaltasamba e Artpopular. Outro elemento em comum está no aporte televisivo que impulsionou suas carreiras. Questões cotidianas ganham espaço na interpretação bem-humorada inspirada na malandragem, grande marca de Zeca Pagodinho, padrinho artístico de Mumuzinho. O sambista chegou ao auge após as participações no programa Esquenta, comandado por Regina Casé e teve o primeiro álbum, Dom de Sonhar, lançado em 2012.

[FOTO2]

Romance em alta
Com o talento revelado pelo programa Fama, exibido pela rede Globo, Thiaguinho está entre os artistas que se sobressaem entre os novos nomes do samba. O romantismo fala mais alto com influência pop como em Sem você a vida é tão sem graça, faixa que integra o disco Outro Dia, Outra História, lançado em 2014. ;A oportunidade de ter participado de um programa como esse foi incrível, principalmente para quem mora distante dos grandes centros; afirma o cantor, que nasceu em Presidente Prudente, interior de São Paulo, e criado no Mato Grosso do Sul.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação