Diversão e Arte

Crescem o interesse e o número de publicações de roteiros famosos

Os materiais ajudam a entender os meandros de uma produção

Alexandre de Paula
postado em 05/04/2016 07:31
O roteiro de Bastardos inglórios, de Quentin Tarantino, destaca-se pelos diálogos afiados
Ler roteiros de cinema pode parecer tarefa muito complicada e destinada apenas a profissionais da sétima arte, acostumados a esse tipo de texto. Embora, de fato, a maioria dos leitores seja roteiristas e pessoas que trabalham na indústria cinematográfica, há quem se aventure na versão escrita de filmes e garanta que a leitura pode ser muito prazerosa.

[SAIBAMAIS];Já foi o tempo em que o roteiro era uma Bíblia sagrada, que apenas o diretor e uns poucos escolhidos podiam decifrar;, acredita o roteirista Bill Labonia, defensor da leitura dos textos por leigos. ;O mercado é comandado por executivos (que precisam entender), e não por cineastas. Até por esse motivo, os roteiros hoje devem ser cada vez mais palpáveis aos olhos de um leitor destreinado;, explica.

Carissa Vieira, 27 anos, é universitária e blogueira de cinema. Foi a paixão pelos filmes que suscitou o interesse pelos roteiros. ;Comecei a ler porque eu queria entender melhor cada parte que compunha um filme. Compreender como se passava o que era escrito para a tela;, lembra.

A blogueira Mirela Paes, 29 anos, é outra leitora das versões escritas de filmes. O interesse começou ainda na adolescência, aos 12 anos, quando já gostava muito de literatura e cinema. ;Lembro bem quando minha mãe (que é atriz) me explicou que o texto para um filme ser gravado era diferente do formato do texto de um livro;, recorda. Pouco depois, a mãe apresentou um roteiro e explicou a ela como funcionava um script, para facilitar a compreensão. A partir daí, os roteiros viraram uma paixão. ;Muita gente acredita que roteiro é só técnica, mas, para mim, também é arte;, acredita.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação