Diversão e Arte

Iniciativas para incentivar a leitura ganham força em Brasília

Clube do Livro e Bruxos do Cerrado são alguns exemplos desses projetos

postado em 17/04/2016 07:15

Reunião de jovens incentiva a leitura por meio de brincadeiras e jogos

As pessoas não têm mais o mesmo interesse pela leitura como se via décadas atrás. Séries e filmes ocupam o tempo livre e o público se torna cada dia mais crítico e exigente. Para incentivar jovens a continuarem mergulhados nos livros foram criados grupos de leitura que vão além de rodas de conversa e exigem cada vez mais esforços físico e intelectual dos participantes.

Um exemplo disso é a iniciativa Clube do Livro (facebook.com/DFClubedoLivro). Fundada em 2009, ela reúne mais de 13 mil participantes em um grupo do Facebook, entre curiosos e amantes da leitura, e conta com cerca de 100 pessoas a cada encontro. A equipe desenvolve atividades intelectuais e físicas com os membros, baseadas em sagas específicas de livros ou temas que reúnem diferentes autores.

O estudante Matheus Rocha, faz parte do grupo há um ano e diz que passou a se interessar por outros livros depois de começar a frequentar o clube. ;Conheci muita gente que gosta de ler e isso me incentiva a procurar outras coisas. Fui a vários eventos de sagas que eu não conhecia e acabei lendo depois.;

A psicóloga Aylane Cristina faz parte do grupo há dois anos e diz que ;o Clube do livro aproxima pessoas que gostam das mesmas coisas;. Aylane frequenta os treinamentos semanais que envolvem exercícios aeróbicos e treinos de arco e flecha e dardos, todos inspirados na saga Percy Jackson, de Rick Riordan, além de frequentar as reuniões sobre os livros e mostras de filmes.

Outro exemplo de incentivo à leitura é o grupo Bruxos do Cerrado (facebook.com/bruxosdocerrado). Embora seja voltado exclusivamente para fãs da saga Harry Potter, da autora J.K. Rowling, ele fomenta a leitura por meio de competições que testam conhecimentos sobre as histórias do menino bruxo. ;Podem ser feitas quaisquer perguntas. Então, as pessoas chegam a ler mais de uma vez para saber tudo sobre os livros e marcar pontos;, explica um dos responsáveis pelo grupo, João Sousa.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação