Diversão e Arte

Morte de Fernando Faro mobiliza amigos nas redes sociais

O jornalista, produtor musical e diretor morreu na madrugada de segunda-feira, aos 88 anos

postado em 26/04/2016 07:40
[FOTO1]
Fernando Faro, jornalista, produtor musical e diretor, morreu na madrugada de ontem, aos 88 anos. Faro era criador e apresentador do programa Ensaio, na TV Cultura, onde recebeu grandes nomes da MPB. Ele também produziu discos e trabalhou no programa Divino, Maravilhoso, marco do tropicalismo exibido pela TV Tupi, entre outubro e dezembro de 1968. Os apresentadores eram Caetano Veloso e Gilberto Gil, que recebiam convidados como Gal Costa e Os Mutantes. Faro estava internado havia três meses no hospital Oswaldo Cruz, inicialmente por causa de uma desidratação. Segundo a produtora dele, no entanto, o quadro se agravou e evoluiu para infecção hospitalar.

Fernando Abílio de Faro Santos nasceu, em 1927, em Aracaju (SE), cresceu em Salvador (BA) e se mudou para São Paulo para estudar direito no Largo São Francisco. Em pouco tempo desistiu do direito e começou a trabalhar como repórter para publicações como A Noite e Jornal de São Paulo. Nos anos 1960, levou peças de teatro para a Rádio Cultura no programa Ribalta, antes de migrar para a TV Paulista. Ao completar 80 anos, em 2007, Faro foi homenageado pela Fundação Padre Anchieta com um livro biográfico intitulado Baixo, apelido dado pelo novelista Cassiano Gabus Mendes (1929-1993). Usava o mesmo termo para se dirigir aos amigos.

Repercussão
No Facebook, alguns amigos se manifestaram sobre a morte de Fernando Faro. O músico e apresentador Rolando Boldrin, que comanda o programa Sr. Brasil, também na Cultura, lamentou a morte do colega: ;Hoje, a tevê brasileira perde um grande profissional. Nosso querido amigo Fernando Faro. A música brasileira perde a sua maior referência, e o céu ganha um anjo da nossa música.;

;O mais brilhante de todos os profissionais de TV acaba de nos deixar. A luz marcada, mas difusa em nuvens, o transporta ao reino da eterna sabedoria. Obrigado, Fernando Faro;, escreveu o também diretor Antonio de Padua Prado Jr.

Filho do diretor Antônio Abujamra, morto há um ano, André Abujamra prestou homenagem a Faro. Em depoimento publicado no Instagram, ele lembrou da amizade dos dois. ;Querido Baixo foi encontrar seu amigo Abu no céu! Fernando Faro, um homem maravilhoso nos deixa exatamente um ano após meu querido pai! Eles eram muito amigos e fizeram coisas muito maravilhosas na TV! Faro falava com seus olhos verdes! Sabia tudo de música e gente! Querido Baixo fica a saudade;, escreveu.

Supercloses
Conhecido como Baixo, apelido que lhe foi dado pelo novelista Cassiano Gabus Mendes (1929-1993) devido à estatura e ao tom de voz suave, sempre se dedicou à música. Nas entrevistas, sempre em tom intimista, para os programas TV de Vanguarda e Móbile e Divino Maravilhoso inauguraram o estilo característico de abordar os entrevistados, cujos detalhes e expressões eram revelados em supercloses.

As mesmas técnicas passaram a ser usadas no programa Ensaio, que nasceu em 1969 na TV Tupi, e migrou para a Cultura na década de 1970 com o nome de MPB Especial, antes de ser novamente rebatizado com o nome que o consagrou, já nos anos 1990.

Com os artistas em close, nos programas de Faro o que aparecia era somente a voz. A atração recebeu esse nome ;porque tinha uma certa informalidade, o artista errava e podia voltar, sem problema;, dizia Faro. Em depoimento a um especial da TV Cultura, Faro disse: ;O meu vocabulário de TV tem a pausa, o silêncio. Eu li uma vez um negócio do [filósofo canadense Marshall] McLuhan em que ele dizia que o plano geral, em TV, não mostra nada. Só o close ; o big close ; pode mostrar alguma coisa.;

Sobre o formato do programa Ensaio, Faro disse em entrevista de 2012: ;Eu acho que o entrevistador é um ruído. Mais que isso, é um barulho. Quando ele está lá, o depoimento fica dividido. Ora, se eu pergunto a um artista: ;Quando você nasceu?;. Ele começa a resposta dizendo ;eu nasci em tal lugar;. Logo, a pergunta deixa tudo redundante.;

Grandes nomes da música brasileira, nos mais diversos estilos musicais, já subiram no palco do programa. Estão entre eles Elis Regina (MPB Especial), Adoniram Barbosa (MPB Especial), Vinicius de Moraes (MPB Especial), Tom Zé, Chico Buarque, Gal Costa, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Baden Powell, Fundo de Quintal, Toquinho, Dorival Caymmi, Tim Maia, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Maria Rita e Beth Carvalho.


700
Quantidade de artistas entrevistados no programa Ensaio, apresentado por Fernando Faro

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação