Diversão e Arte

Umberto Magnani morre aos 75 anos, após entrar em coma profundo

Ele foi um ator que lutou pela classe e enfrentou a ditadura num momento delicado do país

postado em 28/04/2016 07:30
Ele foi um ator que lutou pela classe e enfrentou a ditadura num momento delicado do país
A semana segue marcada por mais uma perda no universo televisivo brasileiro. Ícone da dramaturgia desde 1965, Umberto Magnani morreu ontem vítima de um acidente vascular encefálico (AVE).

Na última segunda-feira, dia do seu aniversário, Umberto, de 75 anos, passou mal pouco antes do início das gravações da novela Velho Chico, da TV Globo, onde fazia o personagem padre Romão. Ele foi levado para o Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e submetido a uma cirurgia, mas entrou em estado de coma profundo.

O ator, que nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo, no interior de São Paulo, ingressou no mundo do teatro, televisão e cinema na década de 1965, acumulando prêmios como ator e produtor. Formado em interpretação pela Escola de Arte Dramática (EAD), em São Paulo, Umberto deu vida a personagens de textos e autores consagrados, como Nelson Rodrigues, João Cabral de Melo Neto, Antônio Calado e William Shakespeare.

Em Brasília, o ator Gê Martu Martuchelli, que trabalhou em alguns projetos com o artista, lamentou a perda do amigo de palco. ;O teatro ficou mais pobre. Nós perdemos um grande ícone da dramaturgia brasileira. Que Deus o acompanhe; sei que um dia iremos nos encontrar;, lamenta Gê.

A vida nos palcos

Em 1977, Umberto iniciou a carreira com o espetáculo O santo inquérito, de Dias Gomes. Mas foi em 1981 que o ator teve o reconhecimento merecido com os primeiros prêmios de destaque: o Troféu Mambembe e Prêmio Moli;re de melhor ator por sua atuação em Lua de cetim, de Alcides Nogueira, com direção de Marcio Aurelio.

A estreia do ator na televisão, em 1973, foi marcada pelo personagem Zé Luis, na versão inicial da novela Mulheres de areia, na antiga TV Tupi. Desde essa época, o ator deu vida a inúmeros personagens em diversas novelas. Na Globo, participou de Felicidade, História de amor, Por amor, Cabocla, Alma gêmea, Mulheres apaixonadas e Páginas da vida. Também esteve em minisséries como Presença de Anita e no seriado Sandy & Júnior. Pela Rede Record, atuou em Chamas da vida, Ribeirão do tempo, Máscaras e Balacobaco.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação