Diversão e Arte

Livro de estreia do poeta Leandro Rodrigues interpreta São Paulo

'Aprendizagem cinza' é uma viagem sangrenta e real pelos cantos da cidade

Jesse Navarro (Especial para o Correio)
postado em 13/08/2016 07:31

'Aprendizagem cinza' é uma viagem sangrenta e real pelos cantos da cidade

Aprendizagem cinza (Editora Patuá, 2016) é o livro de estreia do poeta paulista Leandro Rodrigues. Trata-se de um conjunto de poesias que mostram o lado realista e denso da capital de São Paulo. Uma verdadeira viagem sangrenta e real pelos cantos da cidade mais rica do Brasil. O livro já começa com o misterioso título São Paulo IX, Concretismo puro.


Em São Paulo IX, Leandro Rodrigues roteiriza o que nunca seria dito por um apresentador de programas policialescos, apesar do assunto ser um crime passional. É mostrada uma visão de quem está atrás das lentes em ritmo de cinema noir.

Em Abstração, vemos um show de vogais que não são apenas vegetativas. São vogais que mostram aquela capital do turista (francês, será?), aquele que usa uma bússola e morre. Em cada verso se faz presente a arquitetura pós-moderna que só São Paulo tem. Prédios triangulares, assimétricos, ruas escuras onde o cotidiano mostra sua face: decomposta, criminosa, real como só o sangue de um poeta pode ser.

É uma São Paulo onde até Bukovski aparece. Ele mesmo, o norte-americano velhaco, o famoso poeta das mil garrafas de Bourbon. Na poesia, o gênio vomita e enfrenta o aço de Sampa. Temos aqui uma linguagem não linear, onde o cinza do título mancha todas as ruas da cidade em pleno século 28. Vira chumbo, lixo, miséria, uma realidade cinzenta como nem o mais pessimista poderia imaginar.


SÃO PAULO IX

Na cinzentude opaca
de fuligem e concreto armado
estilhaços - espaços entre as grades
fragmentos e frestas
o grito
que vem das galerias
de esgoto e escorre
entre o rio que não
é rio
e a revolta represada
na merda.

Três tiros bastaram
para sangrar essa lua
para estancar esse medo
para escorrer o óleo diesel
do olhar lacrimejante
da moça bem vestida da Consolação.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação