Diversão e Arte

Violonista Fernando César se apresenta hoje no Clube do Choro

O músico, irmão de Hamilton de Holanda, participa do projeto em homenagem a Paulinho da Viola

Irlam Rocha Lima
postado em 24/08/2016 07:31

O músico, irmão de Hamilton de Holanda, participa do projeto em homenagem a Paulinho da Viola

Filho do violonista José Américo e da dona de casa Teba, Fernando César Vasconcelos Mendes nasceu no Rio de Janeiro em 18 de setembro de 1970 e pertence à quarta geração de uma família musical. O bisavô era seresteiro, o avô trompetista e mestre de banda em Moreno (PE). Ele tinha um tio que foi da Banda de Fuzileiros Navais, também em Pernambuco.

Aos 6 anos, Fernando mudou-se com a família para Brasília. Seis anos mais tarde, começou a se interessar pelo violão e recebeu do pai os primeiros ensinamentos sobre música e noções instrumentais. Em 1981 já estudava na Escola de Música, onde tomou conhecimento de instrumentos como violino, violoncelo, oboé e flauta doce e participou do coral. ;Recebi aulas particulares também com Everaldo Pinheiro;, recorda-se

Incentivado pelo pai, aos 11 anos, Fernando se juntou ao irmão Hamilton de Holanda (cinco anos mais novo) no Dois de Ouro ; nome dado por Pernambuco do Pandeiro ;, que estreou em setembro de 1981, no Clube do Choro. ;A partir dali, passamos a tocar com nomes consagrados, como Altamiro Carrilho, Hermeto Pascoal, Dino 7 Cordas, Paulinho da Viola, Raphael Rabello, Armandinho Macedo e Marco Pereira;, lembra.

"O Dois de Ouro lançou três CDs, tocou com a Orquestra Sinfônica do teatro Nacional e fez shows na França, Áustria, Turquia e África do Sul. Além do trabalho com o irmão, o violonista integrou o grupo Choro Livre, liderado por Reco do Bandolim, com o qual fez turnês internacionais. Outros formações que contou com o talento dele foram o Choro & Companhia e o Aquatto ; que participou do Projeto Pixinguinha, fazendo shows em várias capitais brasileiras.

Na capital, Fernando convive o tempo todo com a música. Na casa no Lago Norte onde mora com a mulher, Caísa (atriz), e o filho, Bento, talento precoce como instrumentista, vive cercado de instrumentos; assim como no estúdio que mantém na 406 Norte. Como coordenador do curso de violão, diminuiu o número de aulas que costumava ministrar na Escola de Choro. Agora, os alunos de três turmas recebem seus ensinamentos apenas nas manhã das quintas-feiras.

Tradição


De hoje a sexta-feira, às 21h, o reverenciado mestre dará lugar ao talentoso violonista no show Tudo novamente, comemorativo dos 35 anos de carreira, pelo projeto Tributo a Paulinho da Viola. No palco do Espaço Cultural do Choro, ele tem a companhia de Pedro Vasconcellos (cavaquinho), Júnior Ferreira (acordeon), Valerinho Xavier (pandeiro) e Thanise Silva (flauta transversal).

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação