Diversão e Arte

Gente da cidade: morador de Brazlândia, Alacir Neves lança décimo longa

No novo filme, 'No caminho de Muquém', o diretor conta história de superação entre encontros e desencontros

postado em 10/10/2016 07:03
Filmagem de 'No caminho de Muquém', de Alacir Neves:  atores locais
Antônio Caraúba é pai, nordestino e morador de Brazlândia. Certo dia, ele se viu numa situação trágica: a filha, Franciele Carnaúba, foi atropelada e ficou em estado de coma no hospital. Antônio então fez uma promessa para Nossa senhora da Abadia: iria a pé até Muquém (GO) em troca da saúde da filha. Essa é a história contada por Alacir Neves, em seu novo filme, No caminho de Muquém.

A jornada de três dias do protagonista é recheada de encontros incomuns, como a caminhada ao lado de um grupo de lavadeiras e com uma garota fugindo de casa. Encontros que o mantêm forte e determinado para atravessar 260km em direção ao destino final.

Foram seis meses de gravação, nos fins de semana, e três anos de produção. O diretor e roteirista trabalha também como conversor de VHS em Brazlândia, e a inspiração veio deste segundo ofício: ;Estava trabalhando em algumas fitas de romeiros que viajavam até a festa do Muquém, daí tive a inspiração para a história;.

O filme movimentou a comunidade de Brazlândia. Além de participarem ativamente do filme como parte do elenco, também movimentaram o orçamento. A arrecadação se deu por eventos, como feijoadas e galinhadas, e com a ajuda de amigos e igrejas da região, como o Santuário Menino Jesus e a Igreja Padre Bernardo.

Atores

Com poucos recursos, os atores foram todos voluntários, inclusive o protagonista, interpretado por Marcelino Cinclaer, e a Franciele, interpretada por Carolina Batista. Grande parte dos outros atores vieram do projeto Gente de cinema, do próprio Alacir.

O projeto existe há quatro anos e promove oficinas de atuação para a comunidade. Segundo Mateus Moura, ator e diretor do conselho fiscal do Gente, muitas das pessoas que participam das oficinas também fazem os filmes de Alacir. ;Os atores são padeiros, funcionários públicos, professores; Pessoas da comunidade;, afirmou.
[SAIBAMAIS]
Esse é o décimo segundo filme de Alacir em 30 anos. No caminho do Muquém teve sua primeira exibição na última sexta-feira, no auditório do Centro de Ensino Médio 1, em Brazlândia. A próxima está prevista para o Teatro da praça, em Taguatinga, ainda sem data confirmada.

; Saiba mais | Nossa Senhora

Muquém fica a 50 km de Niquelândia (GO) e reúne anualmente, cerca de 200 mil pessoas nas duas semanas de celebração da Nossa Senhora da Abadia de Muquém. A celebração acontece em agosto há 268 e é a mais antiga do estado. Fiéis de todo o Brasil vão à cidade para pagar promessas ou para agradecer e pedir graças à Nossa senhora. Os romeiros fazem o percurso de 45km com a imagem de Nossa Senhora da Abadia saindo de Niquelândia seguindo pela Rodovia da Fé, fazendo o percurso com início na Igreja Matriz da Paróquia São José, passando pela Paróquia Nossa Senhora da Abadia e terminando no Santuário de Muquém.

12
Quantidade de filmes dirigidos por Alacir Neves, diretor de Muquém

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação