Diversão e Arte

Longa 'Maresia' discute valores artísticos e financeiros

O filme é dirigido pelo estreante em longas Marcos Guttmann

Ricardo Daehn
postado em 21/11/2016 07:35

O filme é dirigido pelo estreante em longas Marcos Guttmann

Um contraste entre valores artísticos e monetários ; além do tema da vocação pessoal para as artes ; está desenvolvido em boa parte do enredo do longa-metragem Maresia, previsto para estrear na próxima quinta-feira. Dirigida pelo estreante em longas Marcos Guttmann, a trama condensa períodos diferentes: em um, vive o esquivo e eremita pintor Emílio Vega; noutro, o perito em artes plásticas Gaspar Dias ; ambos interpretados por Júlio Andrade. Gaspar fica extremamente enredado pelos ecos da vida e da carreira de Emílio, com décadas de distanciamento. ;Como o filme não se encaixa nas prateleiras mais comuns do cinema brasileiro, a difusão dele é bem trabalhosa, mas apostei em um filme universal;, observa o cineasta.

Admirador de arte e pintura, Marcos Guttmann teve muito apoio de Rafael Cardoso, um historiador de arte que foi corroteirista de Maresia. Afinidade também brotou no convívio com o ator Júlio Andrade, tornado ;coautor; do filme, como observa o cineasta. ;Vou sintetizar dizendo que ele é camaleônico e de uma entrega absoluta. Em nosso primeiro encontro, logo depois de ele ter lido o roteiro, me perguntou se eu era o tipo de diretor que recebia bem palpites;, relembra o diretor que, prontamente, abraçou contribuições do elenco para formatar a visão de filme pretendido.

Num tabuleiro de personagens interpretados por Pietro Mario (um possível amigo do recluso pintor), quem se destaca, na verdade, é a brasiliense Mariana Nunes, intérprete da musa de Emílio, Maria. ;Nos testes de elenco, ela trouxe uma força e densidade para a personagem que me convenceram imediatamente. Já na leitura de texto, ela trouxe uma visão da personagem totalmente distinta da que eu tinha;, admite o diretor.

Musa negra

Escassa nas telonas brazucas, a representação de uma musa negra, como Maria, não havia sido definida, de fato, no roteiro de Maresia. ;A personagem não tinha indicação de cor de pele. Fiz leituras com diversas atrizes, a maior parte de cor de pele branca, mas não me convenci com nenhuma para o papel. Aliás, a cor de pele nunca foi uma questão para mim;, comenta o diretor do longa.

O atípico ano com encavalamento de Olimpíadas e de eleições, como observa Guttmann, veio a ;represar vários lançamentos;. O painel levou à estreia de seis filmes brasileiros, na quinta passada, sem contar outros dez, existentes no circuito Rio-São Paulo. ;Houve a infeliz coincidência no calendário de eles serem programados simultaneamente. O filme brasileiro infelizmente disputa o mesmo espaço entre si, devido à escassez de salas para exibi-los;, avalia Guttmann. Os contratempos não tiram méritos da fita que consumiu nove anos para vislumbrar o completo financiamento. ;Há cerca de oito anos, com a criação do Fundo Setorial, pela Ancine, o governo sinalizou o setor como algo estratégico. Resultados consistentes desta política estão vindo agora. A quantidade gera diversidade;, celebra o cineasta.

9 ANOS
Tempo para viabilizar o financiamento do filme

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação