Diversão e Arte

As várias representações de Nossa Senhora são tema de documentário

Padroeira unânime nos países latino-americanos, a mãe de Cristo se multiplica, em qualidades e adoração, ao ser retratada no documentário 'Marias'

Ricardo Daehn
postado em 21/11/2016 07:00

[VIDEO1]


Aos 41 anos, Joana Mariani admite que sempre teve muita fé. ;É muito pretensioso achar que não existe nada além de a gente, por aqui;, pondera a diretora do documentário Marias, sobre a diversidade de representações da mãe de Cristo. Mas a cineasta se diz ;filha de ventre judeu; que não tem religião. Prepondera, na fita, a imagem de uma Maria compreensiva, nunca ;julgadora; das sociedades em que é celebrada. ;Nossa Senhora desfila a importância da figura que ressalta valores femininos;, conta Joana. A produção de Marias custou R$ 800 mil e foi desenvolvida ao longo de quatro anos, com sete viagens ao Peru, Cuba, Nicarágua, México e Brasil, além de Argentina.

Enganou-se Joana, quando tinha certeza de, na peregrinação audiovisual, tropeçar em pessoas da classe média baixa para dar depoimentos. ;Tinha este preconceito: ;A fé é uma característica de quem precisa;. Não é, definitivamente;, conta. Uma entrevista, por sinal, deixou a cineasta aos prantos: a de Maria Guadalupe Torres, mexicana que quase renegou Maria, diante dos problemas enfrentados pelo adoentado filho recém-nascido. ;Mas ela se encontra com ela mesma e, com a maternidade, percebe que veio a se tornar um ser humano melhor;, conta.

Padroeira unânime nos países latino-americanos, a mãe de Cristo se multiplica, em qualidades e adoração, ao ser retratada no documentário 'Marias'


A ampla figura de Maria aumentou a conexão da diretora com as crenças dela. ;Penso num spin-off de Marias, pelos 300 anos de Aparecida, numa devoção que sempre leva a discussões antropológicas;, adianta. Uma estratégia de difusão já foi adotada para aumentar o alcance do documentário: quem tiver Maria no nome entrará de graça nas sessões da fita até quarta-feira.

A Nossa Senhora pela América Latina

; Peru

Forças da natureza

;No Peru, vimos uma devoção absolutamente regionalizada, com diferentes representações da santa;, conta a cineasta. Nas manifestações religiosas, a Festa do Carmo se confirmou mais protocolar, seguindo a indicação oficial em que Nossa Senhora do Carmo desponta como a de maior mobilização dentro da realidade peruana. Há mistura foi constatada, com a mescla de elementos algo carnavalescos, no culto à Nossa Senhora da Candelária.

A agigantada devoção mariana foi decifrada, em Marias, com auxílio de historiadores que detectam mais de uma dezena de Marias como referenciais para os peruanos. ;Numa varredura rumo ao sul daquele país, há identificação da Virgem com a deidade da Pacha Mama, do cultivo e das forças da natureza. Lá, pesa a importância da relação com a figura feminina, associada à Terra ou à Lua. Na festa da Candelária (às margens do Lago Titicaca), a representação do muito falado manto triangular leva à observação da simetria com a montanha, numa forma de adoração feminina, especialmente quando se abarca a perspectiva dos povos nativos;, comenta a diretora.

; Cuba

Procissão retomada

Por muito pouco, a equipe de Marias não avança por uma Cuba laica, diante dos 50 anos em que, por propostas políticas, perduraram apenas as manifestações dentro de igrejas e templos. ;Nossa chegada coincidiu com a primeira vez que a imagem da santa pode deixar a igreja. Prevalece, por lá, o culto à Nossa Senhora da Caridade do Cobre. Vimos a retomada de uma procissão enorme que havia até deixado de existir;, conta a diretora.

Tanto a santería (uma vertente de candomblé africano) quanto a Igreja Católica têm como objeto de devoção supremo Nossa Senhora do Cobre. ;Na santería, ela levaria uma denominação como Oxum; mas até a mãe de santo entrevistada demonstrou o trânsito das figuras, ao se confundir, eventualmente, com as denominações da santa;, conta Joana Mariani.

; Nicarágua

Ode à concepção

Pouca gente conhece, mas a festa da gritaria, na Nicarágua, se funda na generosidade e numa impressionante tradição: aos berros, Nossa Senhora é celebrada. ;É uma mistura de homenagem aos Reis Magos e ao halloween;, diverte-se a diretora de Marias. Explica-se, à noite, o ;Quem causa tanta alegria?; é entoado, de porta em porta, ao quê se ouve a resposta ;É a gravidez de Maria;, com direito à farta entrega de guloseimas com muita música e celebração.

;Eu me surpreendi. Lá, as pessoas não pedem; elas comparecem aos festejos para agradecer. A devoção leva a este lado;, observa a cineasta. Mulheres fortes fizeram parte do painel do filme, como guerrilheira da revolução sandinista e também a presença de uma ex-freira. ;Aprendi que a imagem da Maria pode funcionar como espelho: ela reflete a força de cada pessoa;, comenta a diretora.

; México

Crentes, aos milhões

;Dizem que 84% da população mexicana é católica e que 100% é guadalupana (cultuador da Virgem de Guadalupe). Vale o reforço de que a revolução mexicana foi feita com um estandarte de Guadalupe;, observa a criadora do documentário Marias. ;No México, vimos algo impressionante: se, no Brasil, ao longo de um mês, são mobilizados cerca de 1 milhão de devotos, com relação às visitas à cidade de Aparecida; no México, em festejos de poucos dias, mais de 5 milhões de pessoas se agrupam;, explica a diretora que presenciou, in loco, o 12 de dezembro reservado à Nossa Senhora de Guadalupe.

Nas imediações da igreja da santa, construída em cima de um templo antes dedicado à deusa asteca Tonantzin, as celebrações se desdobram com manifestações culturais indígenas e populares. Até mesmo o Parabéns pra você local é repassado na popular Las Mañanitas, numa celebração de Maria. ;Trata-se de uma canção para despertar, em que passarinhos cantam e se revela um acordar e uma ode a Maria;, conclui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação