Diversão e Arte

Conheça o talento de Thais Fread, cantora e designer de joias

A multifacetada artista já dançou balé, canta desde adolescente, participou de musicais e desenha joias inspiradas na cidade. Por tudo isso, ela abre a série 'Prata da Casa'

Sarah Peres - Especial para o Correio
postado em 02/12/2016 11:10

[VIDEO1]

Thais Fread é uma design de acessórios e cantora brasiliense de 38 anos. Nascida na capital federal, ela viu seu lado artístico se aflorar aos poucos, desde a infância, entre brincadeiras. Ela diz que ;para todos os lugares aonde ia, sempre cantava durante o caminho;. Saída da fase infantil, dançou balé clássico e contemporâneo até os 19 anos. ;Pensava no que ia fazer, se seria na dança que eu me encontraria realmente;, diz.

A música, no entanto, sempre estava com ela. ;Cantar sempre foi algo de que gostei. Na adolescência, estava presente nas rodinhas de violão entre amigos e, depois de um tempo, eles começaram a me incentivar, dizendo que eu deveria levar isso para o campo profissional;, lembra.

Na família, não havia ninguém que trabalhasse na área, o que dificultava o início. "Então, um dia, minha mãe trouxe um folheto de um curso na Faculdade Dulcina de Moraes e disse: ;Se inscreve, filha. Lá, você pode conhecer um monte de gente;. E realmente aconteceu.;


A artista em seu ateliê de joias

Em 2002, iniciaram-se os shows pelos bares da cidade. Todavia, o ano posterior seria marcante para a artista. O que era para ser uma viagem de férias ao Rio de Janeiro, se tornou uma temporada de seis anos. ;Estava na casa de uma amiga quando meu concunhado me indicou um teste para um musical. Apesar de não ser atriz, acabei sendo chamada e decidi ficar;, lembra.

No musical ;As Robertas;, todo inspirado na obra de Roberto Carlos, ela aprimorou o talento artístico e construiu relações importantes, que levaram a uma nova fase da vida. "Oficialmente, o espetáculo ficou dois anos em cartaz, mas, rodando, foram cinco.;

Foi também no Rio que Thais percebeu o talento para o trabalho manual. Entre um trabalho artístico e outro, a situação financeira nem sempre estava a seu favor. Influenciada pelos gostos por joias, moda e estética, começou a trabalhar como design de acessórios.

De volta a Brasília

Cantora e designer de joias Thais Fread Após a no Rio, a artista desembarcou na capital federal novamente, em 2008. Thais tinha o desejo de seguir na música, mas os anos que viveu distante lhe deixaram por fora da cena local. Decidiu, assim, dedicar-se mais ao projeto com os acessórios, no qual conseguiu imprimir um diferencial.

;Eu fui a uma loja de construção com minha mãe e fiquei olhando as coisas ali. Foi quando vi as pastilhas de vidro, que eram todas muito bonitas esteticamente, chamavam a atenção;, recorda. ;Decidi testar o material para os acessórios e deu certo. Voltei à loja e comprei outras placas e fui criando. Na época, iniciei como pioneira na área e consegui reconhecimento;, comemora.

A primeira série, inspirada nas obras do artista plástico Mondrian, foi lançada em 2013. O projeto deu tão certo que rendeu publicação na revista ;Elle;, de circulação nacional. Ter o trabalho notado deu a Thais inspiração para continuar. Criou outras séries, sendo uma das mais populares a ;Brasília, traço do arquiteto;, baseada nos locais turísticos da capital, como a Catedral.

Atualmente, há uma série de acessórios em fase de lançamento. Intitulada de ;Cerrado-concreto;, a linha trabalha com cores mais terrosas, que remetem ao bioma local. ;Já são 10 peças feitas, entre elas, anéis, colares e pulseiras. Estou trabalhando muito com o branco, a tonalidade do cimento, o cobre;, explica.

Quanto à música, de volta ao cenário brasiliense, Thais canta nos bares da capital e das regiões administrativas. O projeto principal da artista para esse campo é lançar o primeiro EP no começo de 2017. "O meu foco na área agora é esse, porque é um plano que tenho há muitos anos e tive de adiar. Esse EP será feito com o dinheiro que ganho como design, mas, posteriormente, tentarei um patrocínio para poder gravar um disco;, diz a cantora.

*Estagiária sob supervisão de Humberto Rezende

Entre em contato com a Thais:

Ateliê: Ed. San Marino, sala 222 - 707/907 Sul
Facebook / Instagram
Thais Fread
thaisfdesign@gmail.com
www.thaisfread.wordpress.com

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação