Diversão e Arte

Sambistas celebram centenário do samba com festa na Rodoviária

Roda é prestigiada por centenas de apreciadores do gênero musical e curiosos que estão reunidos em torno de uma grande mesa, onde os sambistas tocam clássicos de mestres como Cartola

Irlam Rocha Lima
postado em 02/12/2016 20:17
Roda é prestigiada por centenas de apreciadores do gênero musical e curiosos que estão reunidos em torno de uma grande mesa, onde os sambistas tocam clássicos de mestres como Cartola
Os sambistas de Brasília estão fazendo festa nesta sexta-feira (2/12), na Rodoviária do Plano Piloto, com a celebração do centenário do samba e os dez anos da Plataforma do Samba, uma grande roda que reúne dezenas de músicos e cantores da cidade. Todos eles estão homenagenado Evandro Barcellos, multi-instrumentista que morreu este ano, tido como mestre por vários participantes do evento.

Vinicius de Oliveira, cantor, compositor e músico, integrante dos grupos Adora Roda e Filhos de Dona Maria, disse que Evandro foi um dos responsáveis pela consolidação do samba na capital. "Para nós, sempre foi e sempre será uma grande referência". Além do Adora Roda e do Filhos de Dona Maria, a Plataforma do Samba conta com outros grupos, como o Bom Partido e o Coletivo Mulheres de Samba.
[VIDEO1]
Organizado por Tâmara Jacinto, Cris Pereira, Sérgio Magalhães e Breno Alves, a roda está sendo prestigiada por centenas de apreciadores do gênero musical e curiosos que estão reunidos em torno de uma grande mesa, onde os sambistas tocam clássicos de mestres como Cartola, Nelson Cavaquinho, Nelson Sargento, Monarco, Paulinho da Viola e dona Ivone Lara e também composições autorais. A celebração está prevista para acabar às 20h30.

Pesquisadora e uma fomentadora do samba em Brasília, Sônia Palhares tem uma certeza: "o nosso gênero musical mais representativo poderia ter espaços maiores na cidade". Já Flavinho Tavares, que participa ativamente do Samba da Comunidade, em Ceilândia, acredita que um evento do porte da Plataforma do Samba poderia ser levado para outras cidades do Distrito Federal. "Com isso, certamente, despertaria o interesse de muitos jovens para instrumentos como o violão, o cavaquinho, o pandeiro, afastando-os da marginalidade".

Entre os espectadores, está uma figura icônica da cultura do DF, o ex-livreiro Ivan da Presença, que sempre prestigia eventos artísticos, principalmente, no centro da cidade. "O que mais me alegra é sentir que há uma expressiva renovação no samba em Brasília. Basta ver a roda para constatar quantos jovens músicos participam dela".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação